Filosofia

 24/05/2013
Dica da coruja
Galerinha, este site agrega em seu conteúdo uma interessante polêmica em torno das concepções “evolucionistas” e “criacionistas”. Algumas linhas de argumentação  deste site estão acessíveis para servirem de inspiração para nosso debate.
Visite
14/02/13

Começamos a aula discutindo os assuntos das duas tarefas de casa do dia 07/02/13. Sobre Mito e Memória e o que achamos do Blog. Após uma discussão não muito demorada começamos a discutir Sobre Memória: O que é? para que serve? quando a usamos? E sobre Mito: Alguns disseram que não era real outros disseram ser sobrenatural mas alguns disseram que eram crenças ou tradições populares. Discutimos sobre a imagem universal que é refletida pelos nossos medos ou coisas que nos impactaram.

20 comentários sobre “Filosofia

  1. (Nota de aula do dia 28/03)
    Hoje em sala juntamos os dados das pesquisas de opinião, e tivemos os seguintes resultados:

    1- Qual o número total de entrevistados pela turma?:
    R: 57 entrevistados.

    2- Do número total de entrevistados quantos afirmaram serem religiosos?:
    R: 43 dos entrevistados.

    3- Quantos afirmaram não serem religiosos?:
    R: 14 pessoas afirmaram.

    4- Do total de entrevistados religiosos, quantos praticam rua religião?:
    R: 24 pessoas praticam sua religião.

    5- Do número total de entrevistados que afirmam serem religiosos, nós temos:
    – 30 católicos.
    – 9 evangélicos.
    – 0 budistas.
    – 0 espíritos.
    – 4 não definiram.

    6- Do número total de entrevistados quantos conhecem a teroria de Charles Darwim?:
    – 34 pessoas conhecem a teoria.

    7- Do número total de entrevistados quantos responderam acreditar na teoria :
    – Criacionista: 29 pessoas.
    – Evolucionista: 23 pessoas.
    – Não sabem: 5 pessoas.

  2. Hoje em sala de aula nós discutimos o sobre o trabalho que o professor Marcelo Amoreira passou e obtivemos os seguintes resultados:

    1 Qual o número total dos entrevistados pela turma? R= 60 pessoas

    2 Do número total dos entrevistados quantos afirmaram serem religiosos?R= 55 pessoas

    3 Quantos afirmaram não serem religiosos?R=5 pessoas

    4 Do total entrevistado,dos religiosos quantos praticam sua religião?R=53 pessoas

    5 Do número total de entrevistados que afirmaram serem religiosos,nos temos:
    -47 católico.s
    -3 evangélicos.
    -2 espiritas.
    -1 budista.
    -2 de outras religiões.

    6 Do numero total dos entrevistados quantos acreditam na teoria de Charles Darwin?R=31 pessoas

    7 Do número total dos entrevistados quantos reponderam acreditar na teoria:
    Criacionista:R=48 pessoas.
    Evolucionista:R=12 pessoas.

  3. hoje nos discutimos sobre a evolução do humano e sobre mito(de onde veio porque foi criado e etc…)também conhecemos o blog da escola e discutimos sobre o que e mito alguns disseram que eram uma historia não real outros disseram que era uma historia criada para explicar algum fato porque naquela época nõ existia a ciência para comprovar alguma coisa e entao a aula acabou e a duvida ficou na nossa cabeça

    POR:GABRIEL ARAUJO

  4. Hoje, na aula de filosofia nós assistimos duas apresentações a dos incas e da china
    Incas:
    mito:mesmo antes do surgimento do império restava na existência do camaquem, uma força vital presente em todos os factos da existência. Através do camaquem são sustentadas todas as coisas da natureza, inclusive os seres vivos.

    A mitologia inca diz que o sol enviou seu filho, Manco Capac e Mama Ocllo, filha da lua, sua mulher e irmã, para uma Terra caótica e escura. Eles chegaram erguendo-se das águas do lago Titicaca e, em busca de um lugar para estabelecer seu reino, seguiram em direção noroeste, até o vale do rio Huatanay. Ali, Manco revirou a terra com seu cajado, encontrou solo espesso e fértil e chamou o local de Cuzco.
    Cultura:
    O espaço geográfico se localizava em Machu picchu.
    Agricultura: o milho o feijão e a batata eram considerados sagrados
    Tecnologia: Era avançada pois poucas civilizações consiguiriam viver em terras íngrimes e ainda consiguiram se adptar as erupço~es vulcaniacas
    China
    Mitologia:
    Há muitos anos, quando não havia nada, o universo era como um ovo gigante, onde dormia Pan Gu. Depois de 18 mil anos de gestação ele acordou e não gostou de toda escuridão a sua volta, pois não podia ver nada. Então brandiu seu possante braço contra a escuridão e ovo se quebrou. Houve a divisão dos elementos: os mais leves subiram formando o céu e os mais pesados desceram formando a terra.
    Pan Gu respirou com prazer , mas temeu que céu e terra se unissem novamente.Assim , ele resolveu sustentar o céu com seus braços e empurrar a terra com seus pés. Nesse meio tempo, seu corpo cresceu 3 metros por dia. E por 18 mil anos assim foi até que o céu estivesse a alturas colossais e a terra se tornado compacta. E Pan Gu estava com 45 mil Km de altura (segundo a maioria das fontes históricas).
    Ele agora era um gigante mas estava exausto de tanto esforço. Imaginou que poderia criar um mundo sobre o qual pairassem sol e lua, revestido por montanhas, rios e uma grande variedade de seres.Mas sua morte prematura (por motivos ignorados, mas que se conclui ser por exaustão de tamaho esforço de separação) o impediu de realizar seu intento. Mas antes de seu último suspiro conseguiu tranformar pertes de seu corpo: seu hálito tornou-se a brisa,as nuvens e o nevoeiro ; a sua voz, o estrondo dos trovões ; seu olho esquerdo virou o sol e o direito a lua ; os cabelos e bigodes viraram as estrelas ; o tronco e seus 4 membros (braços e pernas) tornaram-se cinco montanhas maciças, sendo que 4 delas marcavamas extremidades norte ,sul, leste e oeste do planeta e a quinta marcava o centro do universo.Seus músculos tornaram-se terras férteis ; seus dentes, ossos e tutano, pérolas, jade e recursos minerais ; seus pêlos, a relva e as árvores ; seu suor, achuva e a garoa .
    Assim , o antepassado em comum da raça humana é Pan Gu, e explicaria por que a humanidade é capaz de controlar “tudo quanto existe na superfície da terra”.

    tecnologia: É um dos países mais desenvolvidos do mundo transportando seus objetos para qualquer outro lugar do mundo
    Cultura: é um país muito tecnológico só que não deixa de lado a sua cultura pois todos acreditam em deuses e tradições

  5. A Mesopotâmia é uma região situada entre os rios Tigre e Eufrates.Ela recebeu esse nome por situar-se entre esses rios (Meso : meio,Potamus : rios).Seus povos inventaram uma das primeiras formas da escrita : a escrita Cuneiforme.Existia uma hierarquia, em que no topo estavam os sacerdotes,depois os aristocratas,militares,comerciantes,artesãos,camponeses e escravos.Para os mesopotâmicos a dança estava relacionada a religião e os sacerdotes eram um intermeio entre eles e os deuses.Os mesopotâmicos eram politeìstas.Eles acreditavam que no início só existiam 2 deuses:Apsu e Tiamat,mas depois foram sendo criados outros deuses e entre eles havia Marduk,o deus que matará Tiamat e fará a Terra com seu corpo,a humanidade com seu sangue e de suas lágrimas os rios Tigre e Eufrates .

  6. Falando sobre Mesopotâmia,
    2 rios foram importantes Tigre e Eufrates.
    Plantaram perto do rio
    Berço da civilização- As cidades surgiram
    Sacerdotes -Entravam nos templos para falar com Deus
    As danças e música faziam parte da religião
    inventaram a escrita.

  7. DIA: 25/11/12 (por João Pedro e Elisa).

    >Nessa aula de filosofia o grupo da Índia (Isabelle, Cecília, Sofia quixadá, Taís e Marília) foi quem se apresentou. O grupo fez dois cartazes, um em que se apresenta o principal assunto: A religião e o mito criacionista da Índia, e o outro falava sobre outros aspectos do país, como a sua historia, sua geografia, seus costumes, leis e sua cultura.O grupo primeiro falou que durante a colonização da Índia os cidadãos mais pobres se juntaram aos mais ricos lutaram contra os ingleses ,que estavam colonizando suas terras, assim construíram um novo governo. Então o grupo informou que lá há leis para tudo e elas são muito rígidas e se as pessoas desobedecerem certas leis, elas podem perder a vida, e essa leis se dão principalmente por causa da religião. O mais impressionante na religião indiana é que ela contem mais de 330 milhões de deuses e deusas, o seja na índia existe um deus para cada coisa. O mito criacionista desse povo se assemelha com a arca de noé mencionada no cristianismo, porém a religião indiana surgiu muito antes da religião cristã.
    >a agenda foi fazer o perfio do mito da índia.

  8. INCAS

    A NOSSA AULA FOI INICIADA POR UMA APRESENTAÇÃO ORAL.
    OS INCAS ERAM UM POVO QUE ADORAVA JÓIAS. OS HOMENS PRESENTEAVAM AS MULHERES COM MUITAS JÓIAS E QUANTO MAIOR ELAS FOSSEM MAIOR ERA A PROVA DE AMOR.
    ERA UM POVO QUE VIVIA DE MODO MUITO SIMPLES, EM CASAS DE PALHA EM ALDEIAS.
    TUDO QUE ELES COMIAM ERA CULTIVADO, COMO: O MILHO, O FEIJÃO E A PIMENTA.

  9. resposta da pergunta feita em sala de aula

    Nós muitas vezes podemos afirmar que estamos presos na “caverna” do mito de Platão um desses exemplos e a mídia que faz com que a gente entre em um mundo supostamente falso pois a mídia faz com que nos acreditemos em muitas coisas que podem ou não serem verdadeiras

  10. Dia: 25.10.12
    Hoje, o primeiro grupo a se apresentar foi os Incas, grupo formado por: Abner,Gustavo,Philipe,Eduardo e Edson. Eles separaram suas falas direitinho e falaram das vestimentas, arquitetura,os alimentos que cultivavam e comiam, mas não falaram do mito criacionista nem da reigião.

  11. Aula foi sobre semelhança dos Mitos
    1-Catástrofes naturais (Maioria)
    2-São narrativas cricionistas
    3-Tudos passa por um deus
    4-Na Maioria há conflito entre as divindades
    5-Relacionamentos entre deuses
    6-Maioria narra a existância de mais de um deus
    7-Os deuses ligados as trovão estão entre os mais poderosos
    8-Na maioria dos mitos o sol e a lua são irmãos
    9-Existam animais sagrados
    10-Em alguns mito o céu e a terra sao envolvidos
    11- Antes da criação nada exista.

  12. (nota de aula referente ao dia 06/09)

    Hoje (data acima) como tese na aula tivemos as semelhanças entre os mitos apresentados nas semanas anteriores a esta. Vimos que NA MAIORIA ocorrem catástrofes naturais, existem conflitos entre as divindades (se houver mais de uma), incestos, existem hierarquia, geralmente os deuses ligados ao trovão ou sol estão entre os mais poderosos, em alguns o sol e a lua são irmãos, existem animais sagrados, o céu e a terra estão envolvidos na criação… Mas também vimos que existem semelhanças comuns entre TODOS, tais como, as narrativas criacionistas, as divindades (na categoria divindades, e não as mesmas divindades), o fato dos seres humanos serem criados inferiores aos deuses, e por fim o começo, onde era tudo escuro.

  13. Começamos a aula com a apresentação do grupo que representava os povos astecas:
    O grupo formado pelos seguintes componentes:João.P,Bia,Rodrigo, Gustavo e Davi.
    O grupo se apresentou com teatro de bonecos com vários personagens que retratavam os povos astecas,que nos contaram um pouco da criação do seu povo, e suas crenças. Foi muito bem feito com apenas um só encontro para treinar.
    E m seguida aprendemos que os mitos criacionistas e evolucionistas podem ser Universais, pois acontecem em várias partes do mundo.

  14. Hoje na sala de aula vimos uma grande apresentação dos povos astecas que nos contaram um pouco da historia da criação do mundo atraves de um pequeno teatro de fantoches. Os representantes erao :Bia,Joao Pedro,David,Gustavo e Rodrigo.Em sua apresentação cada um tinha uma função. O Rodrigo era o narador da historia,João pedro cuidava dos efeitos sonoros e Bia,Davi e Gustavo manipulavam as marionetes. A apresentação foi muito boa pois demostraram um pouco de humor sem sair do foco da sua apresentação.

  15. Na ultima aula de Filosofia,continuamos com as apresentações sobre os Mitos Criacionistas.Primeiro o grupo dos mitos criacionistas referente aos povos indigenas do sul apresentaram seu cartaz,e falaram sobre a diversidade dos mitos dessa cultura e a semelhança com outros mitos como o dos gregos e dos nórdicos.
    A segunda apresentação foi na forma de dramatização onde o grupo dos povos indigenas do norte representaram um pequeno mito indigena da criação do universo,utilizando de figurinos,pelucias e maquetes.

  16. (Nota de aula do dia 23/08 – Por Rodrigo)

    > Começando, os povos do sul. Eles foram bem atenciosos nas crenças e falaram várias curiosidades sobre os deuses e as suas culturas.

    > Os povos do norte fizeram uma ótima apresentação, estilo teatro que ficou muito boa, muito bem apresentada.
    Participantes:
    Philipe Carvalho (Índio Chefe)
    Marília Gadelha (Grande Pássaro)
    Lara Brás (Grande Tartaruga)
    Edson Ximenes (Apenas um índio)
    Miguel Araújo (Apenas um índio)

  17. (Nota de aula do dia 16/08 – Por Marília)
    Hoje, quinta feira, está acontecendo a apresentação dos grupos ( Mitos Criacionistas ) na sala de filosofia. O primeiro grupo a se apresentar tinham os seguintes integrantes: Elisa, Aner, Pedro, Eduardo e João Carlos. Eles fizeram uma dramatização na qual o João Carlos narrava. Quando acabou a apresentação, o professor Marcelo pediu para que cada um deles desse nota de participação de um para o outro. O segundo grupo representava o mito criacionista do povo Maia, formado pelos seguintes participantes: Sofia Quixadá, Sofia Dantas, Cecília, Taís e Vinícius. Eles fizeram uma fotonovela. Em seguida, Marcelo também pediu para que dessem notas de um ao outro.

  18. Hoje, na aula de Filosofia discutimos sobre as funções dos mitos. Vimos que os mitos foram feitos pela necessidade de responder as questões sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidades, o mito também tem a função de explicar fenômenos da natureza, o mito tem uma função moral. Também vimos que a linguagem do mito é simbólica e criativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s