14 comentários sobre “História

  1. Observei que no período Neolítico houve avanço econômico e político. Começaram a trabalhar em grupo. Procuravam morar perto de rios onde as terras eram mais férteis e melhores para a agricultura. Criaram o dinheiro que eram representados por sementes coloridas. Começaram a criar animais domésticos, fabricar as primeiras roupas de algodão.

    Gerardo Jorge
    6ª B
    Colégio Sapiens

  2. hoje em sala de aula nós apresentamos os objetos antigos que trouxemos e o professor as publicou no blog,Também falamos e discutimos como e quando fazemos história e nós concluímos que tudo que fazemos vai fazer parte da nossa história.

  3. Hoje em sala de aula nos discutimos sobre a tarefa de casa falando sobre alguma história de nossa familia e se achamos importante saber a história de nossos antepassados.Nós lemos um texto falando sobre um menino chamado Agean que nunca tinha ido a escola e passava o dia inteiro construindo tijolos e ele só recebia 50 reais por mês.Depois o professor Paulo pediu para o 6° A comparar a vida de Agean, das crianças indigenas e a nossa.

  4. Hoje,vimos um pouco do filme:Os Narradores de Javé,que contava sobre uma cidade que era muito seca.Nela passava um rio ,que foi barrado pela a prefeitura,ao ser barrado a água transbordou e inundou a cidade inteira.As pessoas que moravam na cidade se mudaram para um lugar mais alto.
    Depois,abrimos o livro e lemos duas autobiografias bem diferentes.uma falava sobre uma mulher que morava no interior,e também falava das coisas que ela gostava de fazer quando criança;já a outra falava de um índio que morava numa aldeia que não tinha escola e as crianças começavam a tranbalhar muito cedo.Ele estudava apenas com professores brancos que passanvam 15 dias na aldeia e depois voltavam para a cidade.quando o menino cresceu se tornou agente de saúde do Posto Indígena de Pavuru.

  5. Nota de aula dia 19/02/13 por Lucas Solon

    Hoje em sala de aula nós falamos sobre nossa criação de acordo com os mitos e o método científico.Zeus tentou nós criar com vários tipos de elementos e o que funcionou foi o homem de barro.Todos os humanos faziam o que Zeus mandava,mas Prometheus roubou o fogo da liberdade e deus aos humanos que foram libertados, de acordo com o mito Grego.
    Também trabalhamos o mito nortico da criação.Yami era um gigante de gelo,o rei de tudo, ele criou uma vaca para poder se alimentar de seu leite.Quando foi tomar o leite a vaca lambeu sua perna de gelo e os pingos misturados com água e sal deu origem a três deuses.
    Nós estudamos sobre a nossa criação de acordo com o método científico .Ocorreu uma grande explosão e deu origem a todos os planetas e estrelas.Esses planetas eram todos incandescentes mas depois de milhões de anos e eles foram esfriando e finalmente ocorreu vida na Terra e essas formas de vida foram evoluindo até chegar ao homem de hoje.

  6. Nota de aula de 08/10 / Por David Nasser

    Hoje na aula de história nós recebemos uma aula extra com o “quase” professor Paulo Ayrton. Ele falou primeiramente sobre as cidades e sua formação. Vimos que os quase eleitos vereadores e prefeitos administram a cidade. Logo após isso vimos que as primeiras cidades surgiram entre os rios Tigre e Eufrates, criando assim, a mesopotâmia e algumas cidades, que eram “protegidas” por deuses e quem se opor-se a eles morreria. Depois disso, vimos duas formas de governo, a Teocracia e a democracia. A teocracia tinha um deus para cada cidade que a compunha. Já a democracia era governada pelos próprios homens. assim como nós conhecemos.

  7. Hoje, em sala de aula, a nossa professora passou uma pesquisa sobre o Imperio Romano. Sua cultura: baseada na cidade de Roma, onde destacava-se sua arquitetura como: templos, tabernas, vilas rurais, ternas entre outros; religião: O império romano de acordo com a diversidade de culturas e a adoração de divindades deixou o governo romano cada vez mais tolerante aos vários tipos de cultos e divindades. A economia baseada na mineração hidraulica em grande escala e extração de diversos tipos de metais preciosos; Guerras: representam o processo de transição política pela qual passou a Roma antiga no processo republicano.

  8. Hoje,a professora viu todos os cadernos para dar a nota de tarefa.Depois,estudamos o capítulo 9, que fala sobre o modo de vida dos primeiros homens (As primeiras armas, objetos e moradias feitas de peles e ossos de animais). Sua alimentação era constituída da coleta e da caça, além de fazer agricultura (sendo o único animal capaz de fazer seu próprio alimento). Sua comunicação era feita por gestos e sinais. Também vimos sua arte, quera usada como forma de expressão e usada para diferenciar os povos uns dos outros juntamente com as culturas.
    Em resumo, vimos os seguintes assuntos:
    *Linguagem
    *Conquista do fogo
    *Ferramentas
    *Vestimentas
    *Abrigos
    *Alimentação
    *Comunicação
    *Agricultura
    *Arte
    Descobrimos que a agricultura e a arte são os mais importantes,pois não tem outro animal descoberto que é capaz de cultivar seu alimento e desenhar ou pintar sem treinamento,como se fosse uma pessoa.

  9. Nota de aula

    produzido por: Gustavo e Edson.

    No dia 10/09/2012 finalizamos na aula de história o capítulo 7 e começamos a estudar o capítulo 8 que fala sobre as diferenças entre o ser humano e os outros serers vivos. A maior diferença é que o ser humano é um animal racional ao contrário dos outros animais.Outros termos que eram relacionados a isso tambem foram debatidos e no final da aula a professora corrigiu as tarefas de casa.

  10. Na aula de história, aprendemos a diferença entre os seres humano e os outros animais e também vimos uma reportagem com várias informações e a diferença entre cultura e natureza.

    A respeito da reportagem:

    * Muitas pessoas ainda vivem do sistema de caça e coleta.
    * Todos nos decendemos do povo africano.
    * Os primeiros europeus tem caracteristicas negroides.

    A respeito da discussão sobre natureza e cultura:

    * Existem diferenças entre a cultura e a natureza.
    * A natureza produz certos elementos, a cultura os “define”.
    *” A cultura é o que nos separa da narureza”.

    A respeito da discussão entre a diferença dos seres humanos e dos outros animais:

    * Os seres humanos tem certa capacidade que NENHUM animal tem, mas os animais tem capacidade que NENHUM ser humano tem.
    * Sobre a questão da dependência, entendemos que, assim que o animal aprende o essencial para a vida, ele se “separa” da mãe e vira independente, já com o ser humano é totalmente diferente, até porque existem leis ( ECA ) que a pessoas pode ser processada por deixar seu filho ser independente ainda criança.

  11. Hoje, dia 03/09/2012, nós falamos sobre a diferença entre os humanos e os outros animais: como a inteligência, dos humanos e o instinto dos animais. A natureza e a cultura, são algumas das diferenças, também entramos no blog coruja sapiens e lemos um texto que dizia de onde vieram os primeiros humanos, (descobrimos que era da África) e vimos também uma imagem do primeiro humano da América, a Luzia.

  12. Hoje iniciamos a aula com um debate a respeito de que o homem moderno surgiu há 200.000 anos, entre Angola e a Namíbia. Os antepassados dos coletores e caçadores os Sans se espalharam pela África, e há 50.000 anos foram colonizar a Ásia. Estima-se que havia cerca de 100.000 integrantes dos povos sans. A população original, por ter mais tempo, carregava uma maior diversidade em sua genética.
    Após acabar o debate, fizemos uma comparação entre cultura e natureza. Concluímos que cultura é um “derivado” de natureza, ou seja, a natureza começa um costume e a cultura desenvolve, diferencia ou torna próprio esse costume. Por fim, encerramos o assunto afirmando que cultura é o que nos separa da natureza. (Por Lara Braz – 6° A)

    Inicia-se a aula e a professora da o visto na tarefa.
    Em seguida, vimos uma reportagem da revista “VEJA”. No blog, a reportagem era “O berço da humanidade”. Logo após, fizemos um pequeno debate sobre imigração e adaptação (mudanças de cor, do pelo, etc.). Após encerrarmos o debate da reportagem, iniciamos o estudo do capitulo 8 para iniciar um debate sobre cultura. OBS: Frase dita em sala “a cultura é o que nos separa da natureza”. (Por Miguel Bezerra – 6º A)

  13. (Nota de aula do dia 27/08 – Por Taís Bezerra e Rodrigo Dias )

    Hoje na aula, nós debatemos com nossos professores sobre o recurso nota de aula. Após isso, fizemos a correção do TDC. Depois disso, discutimos um pouco sobre o que são nômades e sedentários. Também vimos que, com o tempo, os homens se desenvolveram o crânio e também desenvolveu o dedo polegar. Além disso, discutimos as perdas e os ganhos do destacamento do homem na natureza, mesmo assim, hoje, o nosso olfato, visão, audição entre outros, se tornaram inferiores, mas construímos meios e objetos para superar nossas faltas.

  14. Pedro de Paula Simões Cardoso
    psimoes2000@gmail.com

    Na aula de hoje(21/05/12)a nossa turma finalizou o trabalho sobre os fósseis.Primeiro escavamos os fósseis feitos em aulas anteriores,depois nós apresentamos oralmente o que o grupo achou tentando também construir a base deles uma história com o intuito de simular o trabalho dos paleontólogos e arqueólogos.
    EX: O nosso grupo achou ossos,símbolos,folhas secas,pequenos insetos e conchas ,por isso achamos que antigamente o lugar era uma floresta que também era lar de uma antiga civilização que comiam pequenos animais(possivelmente ancestrais da galinha). E por viverem longe da praia poucas vezes iam lá e por isso achavam as conchas objetos sagrados por não ser comum no lugar de onde vinham,por isso colecionavam muitas delas.É possível que essa floresta tenha secado por causa da extinção de insetos que fertilizavam seu solo fazendo com que a civilização tivesse que se mudar pois a floresta não tinha mais animais para caçar nem dava mais para plantar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s