8 comentários sobre “A TEORIA DAS FORMAS – ARISTÓTELES

  1. No vídeo ,vemos que apenas o homem é o único ser capaz de pensar,refletir e filosofar, por isso é diferente.O mundo está dividido em seres inanimados e seres animados.A pedra é o ser mais simples, depois as plantas,os animais e acima de tudo o ser humano.

  2. em minha opinião a teoria que melhor explica o mundo é a alegoria da caverna, pois a teoria do Aristóteles é muito limitada em certo ou errado, é criada a partir de etapas e devemos segui-las e ponto; já a teoria da caverna não só cabe a esse contexto que vivemos e sim em diversas outras fases. o que eu mais gosto dessa teoria é que ela, assim como a valentina do 8B falou, é mais ampla e não cabe só no fato de ser somente um modelo de vida( dentro ou fora da caverna) ou uma teoria que certamente ninguém poderia mudar ou pensar- la como apenas uma base para outras reflexões. O que me fez escolher essa teoria não foi bem ela em si, mas sim, os pensamentos que tiramos a partir dela. assim como José Saramago, eu também acho que o nosso mundo está crescendo muito rápido e nós não conseguimos absorver tantos acontecimentos e informações dadas. Eu acho que o mundo está se desenvolvendo cada mais e mais rápido e eu, apenas no começo da adolescência estou sendo carregada a força em seus braços, porém isso é tudo uma ilusão, pois nós não podemos pular fases que juntas, criam nossa vida, por isso que sinto que estou acumulando informações, estou parada no tempo. Além disso ainda tem o sentimento de manipulação, que por não parar para absorver e refletir sobre as informações, é criado através da opinião de alguém conhecido e principalmente pela mídia, e nos sem entendemos concluímos como se fossem verdades. Esse jogo de ilusões está em todo lugar, tanto sobre a política, como os vícios, pois como sabemos essa caverna que vivemos não tem paredes.

  3. para ele todas as coisas possuem uma essência que è diferente da forma externa. Existe uma piramide onde o ser mais complexo fica no topo.Por exemplo: a pedra seria base e o ser humano o topo.

  4. Eu creio que a teoria das ideias de Platão seja a melhor forma de explicar a realidade. Pois eu acho que ela não foca em apenas certas coisas, ela se flexiona. É possível associar esse teoria com quase tudo que temos na realidade. Como a sociedade consumista que temos, a manipulação da mídia etc… Por esse motivo eu acho que a a teoria da ideias seja a mais viável para explicar a sociedade

  5. O vídeo é muito bom para o estudo de Aristóteles pois ele descreve bem os principais fatos de sua história, dez de sua passagem pela academia de Platão até suas teorias como a divisão do mundo em diferentes substancias sendo elas a dos seres inanimados. Além desse fato, o vídeo acaba citando outros fatos importantes como o fato dele crer que os seres humanos são diferentes dos outros animais pois eles são capazes de filosofar. Por isso é outras coisas que o vídeos é muito bom.

  6. Em minha opinião, a teoria que melhor explica a realidade é a de Aristoteles. Pois, nesse caso, entendo que realidade seria a natureza em si, não a natureza de nossos costumes e pensamentos. E principalmente quando separa os seres em dois grupos, os animados (que seriam os seres vivos, como nós) e os inanimados (os que seriam os seres sem vida). E dentro dessa separaração, entariamos nós “em primeiro” no grupo dos seres animados, como exemplo, as plantas, depois os animais, e acima, os homens, que, principalmente, tem a capacidade de, com o nosso – nomeado pela ciência – teleincefolo altamente desenvolvido filosofar.

  7. Apos ver o vídeo teoria das formas pode-se perceber que dos dois filósofos, Platão e Aristóteles, podemos perceber que dentre suas teorias a mais provável para ser a realidade é a de Aristóteles pois de acordo com o vídeo o único ser vivo que pode filosofa, pensar é o ser humano, com isso apenas eles podem refletir sobre o mundo. O escultor por exemplo, ele dedica sua vida fazendo escultaras eles vem aquilo que se transformara em uma pedra, mais isso acontece apenas se a pessoa quiser ver, ou seja, apenas ela pode ver o mundo, Aristóteles via o mundo naquilo que ainda não era real, ele via aquilo que um dia ia se transformar.

  8. Acho que a teoria que consegue explicar melhor a realidade é a teoria das ideias, de Platão, pois vendo o trecho do filme que foi passado sobre Aristóteles e vendo o que tenho sobre a teoria das ideias, acho que Platão conseguiu explicar melhor como vivemos e sentimos a realidade, através do mundo sensível e inteligível descrito por ele, enquanto Aristóteles fala, no filme acima, apenas que o homem é o único ser capaz de sentir e opinar, pois ele é o único que filosofa. Minha opinião pode estar errada, tendo em vista que eu tive como base do que era a teoria das formas apenas o trecho do filme acima (que eu também achei incompleto) e falei da teoria das ideias apenas pelo o que eu já sabia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s