Homem Vitruviano

Fonte de apoio: 7º ano A/B

“O Homem é o modelo do mundo” – Leonardo da Vinci.

Homem Vitruviano é uma obra de Leonardo da Vinci. É um desenho famoso que acompanhava as notas feitas pelo artista por volta do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separada e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções

Caro aluno vamos fazer uma reflexão relacionando a animação com o Humanismo renascentista e o estudo científico e racional do Homem.

16 comentários sobre “Homem Vitruviano

  1. O Homem vitruviano é o estudo das proporções do corpo humano. O nome é graças ao homem que criou as medidas que são usadas nas obras de Leonardo da Vinci, o homem vitruviano. O seu nome era Vitruvius.

  2. o vídeo o homen vitruviano e suas partes do homem em porcentagem de cada ponto do corpo, de baixo para cima, ou seja a estrutura perfeita do corpo do Homen.

  3. O Homem Vitruviano é uma obra de Leonardo da Vinci. É um desenho que descreve uma figura masculina separada em duas posições sobrepostas num círculo e num quadrado, o mundo espiritual e o material.

  4. No “homem vitruviano” Leonardo da Vinci faz um grande estudo sobre as proporções humanas, lá ele mostra que uma das medidas mais importantes é a “Razão áurea” que representa a simetria perfeita, e esta presente em toda a natureza na obra, a razão áurea está presente no umbigo, na mão e na face. Também é representado no homem vitruviano o mundo físico e o espiritual, na forma do quadrado e do circulo, neste mostra a relação do homem entre o mundo físico e espiritual. Na obra é estudado medidas e proporções do homem. Essas teorias e medidas foram originalmente descobertas por um arquiteto chamado Vitruvius e Leonardo as estudou e as usou em suas obras. O homem vitruviano mostra o conceito principal do humanismo, o homem é o centro, além de demonstrar como o ser humano pode ser simétrico e como ele é sofisticado.

  5. O vídeo fala do corpo humano em mínimos detalhes. Ao assistir o mesmo, podemos perceber que todas as partes do nosso corpo tem uma relação e proporções que foram originalmente descobertas por um arquiteto chamado Virtruvius e puderam auxiliar nas obras de Leonardo da Vinci.

  6. Na primeira frase do vídeo “O homem é a medida do mundo” percebemos o antropocentrismo comum daquela época, o homem agora era tratado como algo intimamente relacionado ao divino. DaVinci nasceu no período certo, pois no anterior a esse, na Era Medieval, eram restritamente proibidos os desenhos ou estudos do corpo humano, você só podia mostrar sua pintura ou seu estudo se a igreja aprovasse, já na Renascença não era assim. Ao relacionar o homem com uma proporção divina está de novo praticando o Antropocentrismo. O espírito crítico e a curiosidade foram contribuidores para essa Era de descobertas. As pessoas voltaram a debater e apresentar suas ideias, assim como Leonardo e diversos outros.
    Como a Igreja não estava tão influente neste período as idéias acerca do homem e de sua relação com o divino fluíram rapidamente, o estudo do ser humano virou algo normal na vida de algum estudioso naquele tempo, por isso é chamado a Renascença, para muitos foi a renascença do conhecimento, das artes, da política, do meio social, a renascença de um novo meio de vida.

  7. O homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci representa a simetria perfeita, que o tamanho das partes do corpo do homem Vitruviano corresponde a ele mesmo, nós somos a perfeição, nós somos a simetria, e tudo isso foi estudado por Da Vinci. Nós alargados estamos perfeitamente em um quadrado e em um círculo ao mesmo tempo, o umbigo é a parte central no círculo e os órgãos genitais são o centro do quadrado. Ele também mostra outras medidas como o palmo que é igual a 4 dedos, 6 palmos é igual a um cúbico, que isso corresponde a alguma medida do corpo humano.

  8. O homem vitruviano de Leonardo da Vinci é um estudo das proporções do corpo humano.

    Uma das medidas mais importantes do homem Vitruviano, é: “A razão aurea” ou “Divina Proporção”.
    A razão aurea é um padrão que mostra simetria perfeita. Esse padrão se repete em toda a natureza, incluindo o corpo humano.
    O umbigo, do homem Vitruviano exibe a razão áurea. Ela está presente na face e na mão.

    Na história clássica o circulo que fica ao redor dele representa o mundo espiritual e o circulo também mostra movimento.

    Os dedos juntam-se na intersecção entre o círculo e o quadrado demonstrando a relação humana entre o mundo físico e espiritual.

    Na história clássica o quadrado representa o mundo físico, também representa as 4 direções do vento e também os 4 elementos: (Terra, água, fogo e ar).

  9. Da Vinci foi com certeza é um dos maiores gênios que já passaram pela Terra. O homem Vitruviano é um estudo de proporções do corpo humano, tem simetria perfeita e recebeu esse nome por causa das grandes descobertas de Vitruvius, que foi quem abriu as portas para essa grande criação. A simetria perfeita nós não encontramos no nosso corpo!

  10. gostei muito vídeo, achei muito interessante tudo que falaram, só que o que mais me deixou surpresa, foi como ele teve tanta certeza nas medidas, se naquela época tudo era mais difícil. O que também me deixou surpresa foi as comparações do quadrado e do círculo na imagem. Não sabia nem metade que Leonardo da Vinci pode percebe num corpo com tão pouco, ( medidas, relações e muito mais).

  11. O Homem Vitruviano de Da Vinci não só representa a simetria das medidas do homem além disso, representa também o encontro do mundo espiritual (que na história é representado por um circulo) e o mundo físico (que na história é representado por um quadrado) e nesse encontro o toque do homem, demonstrando a relação humana com o mundo físico e o mundo espiritual.

  12. O homem vitruviano de Leornado Da Vinci – corpo humano perfeitamente simétrico – ele pode ter sido útil no desenho do pinturas feitas sem esboços, técnica muito complexa, desenvolvida por Da Vinci.

  13. O vídeo relata o desenho de Leonardo da Vinci, o homem vitruviano , que mostra o homem no mundo espiritual e físico. Apresenta as medidas do corpo humano e os quatros elemenos da natureza , além das direcões do vento.Neste é relatado que o umbigo é a razão áurea Esse homem foi desenhado no período do Renascimento em 1490.

  14. O Homem Vitruviano é uma obra de Leonardo Da vinci. Descreve uma figura de homem nu em duas posições sobrepostas. De todas as partes do corpo ele faz proporções entre principalmente o círculo e o quadrado. Isto mostra a relação do homem com o universo.

  15. A animação mostra o desenho de Leonardo da Vinci, que utilizou a teoria de Vitruvius e desenha as formas geométricas para representar o mundo físico e espiritual baseado na razão e no homem. O estudo cientifico e racional do homem foi influenciado pelo Renascimento e pelo Humanismo, um movimento intelectual que acreditava que o homem era o centro do universo, valorizando a razão e enfrentava a igreja que tinha Deus como o centro do universo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s