14 comentários sobre “Pré-História de Minas Gerais – parte 3

  1. Esse vídeo ajuda a compreender melhor os povos que viviam em Minas Gerais.
    Mostram que esses povos deixaram diversas mensagens em desenhos nas paredes mostrando como viviam. Eles desenvolveram instrumentos de pedra lascada ou polida para ajudar no cotidiano. Não sabem de onde eles vieram, o mais provável é pelo Rio São Francisco, pois é grande e corta vários estados.

  2. Os três vídeos são muito importantes para o estudo da arqueologia, pois mostram como eram nossos antepassados e como eles viviam através dos vestígios históricos (pinturas rupestres e fósseis). Representam como os homens pré-históricos se organizavam: trabalho, alimentação, ocupação no espaço, formas de expressão, comunicação, moradia. Esses vídeos indicam os maiores sítios arqueológicos, onde se localizam e quais os vestígios existentes.

  3. Este vídeo fala sobre o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu de Minas Gerais. Como querem preservar o s sítios arqueológicos, não é permitida a entrada de visitantes. La há cavernas (como a caverna do janelão), estalactites, utensílios e objetos de pedra, belas plantas e incríveis pinturas. O que é muito interessante, já que mostra algumas provas dos nossos antepassados.

  4. A terra da terra da Lagoa Santa é muito importante por quê lá tem pesquisas arqueólogas importantes como a teoria da Níede Guidon que pode mudar tudo, lá tem pinturas rupestres etc. Isso deve ser valorizado por quê isso pode mudar a história inteira

  5. Este vídeo mostra sítios arqueológicos, onde tem várias pinturas rupestres e outras coisas (antigas ferramentas, esqueletos) de nossos ancestrais.

  6. Os videos são importantes porque consegui ver um pouco mais do passado e como os nossos antepassados viviam. pois mostrou as pinturas rupestres e a pedra lascada um dos principais instrumentos deles (antepassados)
    Isabela Rodrigues Dantas 6 ano A

  7. Esses três vídeos fala sobre as pinturas rupestres, os fósseis dos humanos e seus objetos daquela época. Achei interessante eles falarem sobre os animais que conviviam com os humanos como a preguiça-gigante e o mamute. Outra coisa interessante e que eles encontraram um fóssil de uma mulher que se chama Luzia.

  8. O ultimo vídeo de Lagoa Santa [MG] mostra muitas pinturas rupestres,a navegação dos povos pelo rio São Francisco.

  9. Esses 3 videos são muito bons, pois eles mostram varias coisas da era pré-histórica como: fosseis, pinturas rupestres, e estilos de vida na região de Lagoa Santa.

  10. A terceira parte nos mostra os instrumentos utilizados pelos nossos antepassados e um sitio arqueológico onde contém várias pinturas rupestres de animais,plantas e seres humanos.

  11. Todas as partes nos ajudam a compreender algumas coisas do passado e sobre a história de quem viveu nele. A Lagoa Santa tem vários ossos de seres humanos que ajudam os historiadores a compreender detalhes sobre a pré-história brasileira e pode mudar o futuro.

  12. Esses três vídeos falam das pesquisas dos cientistas sobre os sítios arqueológicos de Minas Gerais. Esse estudo relata informações muito importantes sobre Minas Gerais na época da pré-história, possibilitando aos historiadores e as pessoas conhecerem como os povos antigos viviam (hábitos, costumes, vestuário, alimentação, entre outros), como eram os animais e como era aquela região no período da pré-história. Para isso, foram utilizados vários recursos, tais como: fósseis, pinturas e desenhos na parede sobre os modos de vida dos povos antigos, etc. Considero fundamental conhecermos e compreendermos os fatos que aconteceram no passado que influenciaram na formação da nossa cultura atual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s