6 comentários sobre “karl Marx – Breve Biografia

  1. Karl Marx foi um filosofo alemão que influenciou vários pensadores das gerações futuras. Ele tratou de uma “filosofia política”, pois estudou a organização econômica do homem, criando outro modelo de organização: o comunismo (sistema onde pretende promover uma sociedade igualitária, sem classes sociais, e assim trazendo uma comodidade para todos). Ele, quando conviveu com uma sociedade no concomitante sistema econômico da época, aproveitou para analisar cada detalhe e fraqueza da sociedade. Marx acreditava que o capitalismo era a causa das desigualdades sociais e da exploração do trabalho, assim ele queria uma mudança radical da base da organização econômica. Quando investigou as falhas no sistema econômico e conheceu Friedrich Engels, ele formulou sua ideia de regime econômico perfeito no livro “O capital”. Anos mais tardes ficou conhecido como comunismo.

  2. O vídeo como já nos é falado título mostra um pouca da história de Karl Marx um dos maiores sociólogos, filósofos e economistas já existentes.
    No começo de sua vida ironicamente Marx teria sido de uma família burguesa e abastada com uma vida boa. Mal saberia ele que algum dia seria o maior idealizador da igualdade sócio-econômica. Depois de estudar ciências jurídicas em Bonn se muda para Berlim (ponto central de formação intelectual na Alemanha) em 1836 estuda na universidade de Berlim onde encontra a filosofia de Hegel e se decide a ingressar no estudo da filosofia. Logo se junta aos hegelianos de esquerda onde forma seu pensamento revolucionário liberal esquerdista. Com esse pensamento se muda para Colônia onde começa a carreira de jornalista onde pela primeira vez age politicamente em público. Em sua carreira tem o primeiro contato com o comunismo e é acusado de ter publicado um artigo comunista e por isso sai da Alemanha e se muda para a França.
    Lá se casa com uma amiga de infância, conhece o seu melhor amigo Friedrich Engels, se inspira em filósofos franceses como Rousseau. Com a ajuda de Engels, Marx sabe sobre as condições precárias que existem em uma indústria e descobre a existência de um novo sistema político que estava ascendendo, o capitalismo. A partir disso Marx escreve um artigo para um jornal alemão em Paris sobre a condição social na Alemanha o que o faz ser expulso da França.
    Então Marx, sua família e Engels se mudam para Bruchelas e lá escrevem o Manifesto do Partido Comunista onde cria sua filosofia onde marca a história construída pela Luta de Classes. Por isso é prezo em Bruxelas por agitação política.
    Quando sai da prisão volta para Berlim onde tenta liderar a revolução que acontece na Alemanha, mas é exilado da Alemanha e a revolução fracassa.
    Se muda para a Inglaterra onde Engels já tinha uma casa e lá escrevem o livro Das Kapital onde expressam todas as suas idéias, mostram como o capitalismo está fadado ao fracasso, falam como se chegar ao comunismo e mostram como o capitalismo é injusto.

  3. Karl Marx nasceu em uma pequena cidade ao oeste da Alemanha, filho de uma família burguesa onde a vida era voltada para o bem estar. Marx tinha grandes planos, entre eles eliminar as misérias sociais do mundo. Sendo o criador do Marxismo, estudou a organização econômica do homem, que foi influenciada pela revoltas(revoluções) que ocorriam na época, onde as pessoas procuravam a liberdade e os seus direitos. Ao estudar em Berlim e ter contato com as obras de Hegel, ele teve seu pensamento um pouco mudado, pois nessa mesma época se junta aos liberais de esquerda. Marx teve que sair da Alemanha, indo se refugiar na França, onde primeiro sofreu muito , até que é ajudado por Friedrich Engels. Depois de muito estudo começa a trabalhar em sua obra científica “o capital”, onde em três livros onde ele examina a legalidade do sistema econômico capitalista, que para ele é a causa de toda a miséria humana.

  4. Marx tem seus conceitos criados a partir de sua vida. É possível entender de onde sua filosofia nasce e as influências que ela tem. Por exemplo, vimos que ele presenciou a industrialização e a imposição dos capitalistas sobre os trabalhadores, fazendo com que no futuro o filósofo criasse o comunismo: uma sociedade sem classes, onde não haveria a necessidade de um Estado.
    Outro fato interessante foi descobrir que, de início e a pedidos do pai, Marx não buscava o caminho da filosofia mas sim de Ciências Jurídicas. Só depois de se mudar para Berlim e encontrar a obra do idealista alemão Hegel, Marx decide cursar filosofia e logo vira Doutor na profissão. Também descobrimos que ele foi reprimido diversas vezes, tanto em seu modo de pensar como em seus artigos jornalísticos.

  5. Marx foi uma homem da filosofia política: estudou a organização econômica do homem, influenciado por outras correntes de pensamento e pelas ocorridas revoluções por liberdade e direitos. Viveu uma vida comum, na Alemanha, tendo sido um bom aluno e tendo sua filosofia futura influenciada por vários pensadores. Forçado a sair do país, fugiu de lá para a França, a terra dos livres. Conviveu com a sociedade no concomitante sistema econômico da época, analisando cada fraqueza e pontos sensíveis. Ao entrar em conjunto com Friedrich Engels e, ao mesmo tempo instigando as falhas no sistema econômico do tempo, formulou sua ideia perfeita de regime econômico em seu livro, “Das Kapital” (O Capital), que futuramente ficou conhecido e imortalizado (bem como praticado, apesar de não ter êxito) como comunismo: um regime econômico que funciona para o bem do indivíduo trabalhador, causando um bem-estar geral de toda a população.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s