3 comentários sobre “Filosofia Medieval – Patrística e a Escolástica

  1. Depois da queda de Roma pelo os povos bárbaros começou a idade média ou idade das trevas,
    marcadas pelos conflitos religiosos e o começo da filosofia cristã e também o começo do períodos a patrística e a escolástica. Nesse momento começa a idéia do bem e do mal dada por santo Agostinho.
    Naquela época as idéias de Platão e Aristóteles começaram a ser implantadas na igreja. A escolástica foi outro tempo da igreja católica marcada por Santo Tomás de Aquino. Ele fez a conciliação entre a fé e a razão.

  2. A idade média iniciou após a queda de Roma. Nessa época, não era dado muito valor a ciência (por isso, é constantemente chamada de idade das trevas). Mas, em contra-partida, nessa época, a filosofia evoluiu bastante, sendo quase sempre relacionada a religião, tendo teorias sobre Deus em quase tudo. Há quem diga que, durante esse período, não havia muito desenvolvimento. Mas, obviamente, também há quem diga que essa época foi a mais desenvolvida, pelo amplo conhecimento que foi dado a filosofia nessa época.
    Durante a Idade Média, surge o feudalismo, um sistema em que um camponês trabalha num campo que foi cedido pelo chamado senhor feudal. Outro aspecto importantíssimo da Idade Média é a força esmagadora da religião: O Clero estava no topo, a Igreja tinha riquezas e poder.
    E, graças a esse poder que tinha a religião, começou a debater-se sobre Deus, a chamada Teologia.
    A filosofia medieval pode ser dividida em duas partes: A patrística e a escolástica.
    A patrística buscava-se reconciliar a fé. O motivo? A necessidade da igreja de se impor. Mas não para poder, e sim para expor ideais.
    A escolástica buscava-se sistematizar a filosofia cristã. Alguns de seus pensadores seguiam São Tomás, que não era possível um equilíbrio total entre fé e razão.

  3. Após a queda de Roma se iniciou o período chamado de Idade média, nessa época existiu pouco desenvolvimento intelectual do ponto de vista científico, (por isso ele é chamado muitas vezes de Idade das trevas) porém a filosofia se desenvolveu bastante nessa fase da história, embora nesse caso ela tenha sido vinculada a religião.
    Há uma grande discordância entre estudiosos que se referem a Idade média como algo rígido e autoritário, algo em que não há muito desenvolvimento. Enquanto isso existem outros estudiosos que consideram esse período como uma época de grande desenvolvimento, assim como os diversos outros que existiram.
    Na Idade média se estabelece o feudalismo, sistema no qual o camponês trabalha no campo em terras que o senhor feudal cedeu e devido a isso o trabalhador deve parte de sua produção ao dono das terras, esse é um dos principais aspectos da Idade média pois é o sistema econômico que existe durante toda essa era.
    Outro importante aspecto da sociedade medieval é a enorme força que a religião possuía sobre todas as pessoas, o clero estava no topo da sociedade feudal e a igreja medieval passou a ter tanto poder e riquezas que ela atuava arduamente na política e possuía cerca de um terço das terras cultiváveis na Europa (na época a principal medida de riqueza era a terra que se possuía.
    Justamente devido a essa grande influência cristianista a filosofia começou a ser usada para refletir sobre Deus, criando assim a teologia (a ciência de se filosofar sobre Deus), por isso os filósofos medievais são em sua grande maioria teólogos.
    Inicialmente a religião desprezou a filosofia grega sobre o argumento de que ela era cheia de heresias, porém depois de alguns cristãos a examinarem e constatarem que algumas coisas delas poderiam ser usadas ao favor do cristianismo, algumas idéias foram conciliadas com a religião e a partir disto a igreja poderia combater hereges e descrentes utilizando argumentos lógicos para fazer com que se entregassem a idéia de que as verdadeiras respostas só poderiam ser encontradas por meio da fé em Deus.
    Como foi dito anteriormente as idéias de alguns pensadores gregos foram utilizadas para explicar diversas questões religiosas, dois filósofos foram essenciais nessa integração, Platão e Aristóteles. Além disso a filosofia medieval se divide em duas partes, patrística e escolástica:

    * Na patrística, se busca reconciliar a fé e a razão, o motivo de tentar esta reconciliação era o fato de que a igreja necessitava impor os seus ideais, porém , não poderia fazer isto pela força, ela deveria introduzir suas idéias baseando-se em algo lógico e racional, além disso, com a ajuda da lógica e filosofia a igreja poderia combater os hereges e pagãos. Nesta época se destaca Santo Agostinho que se baseava na filosofia de Platão, mas antes disso Agostinho era pagão e por uma parte de sua vida seguiu o maniqueísmo, doutrina que acreditava que o bem e o mal eram duas forças que regiam o universo e estavam em constante batalha. Alguns anos depois Agostinho se volta para o cristianismo e passa a usar o platonismo para explicar a religião.

    * Na escolástica se busca sistematizar a filosofia cristã, isso começou a nascer quando Carlos Magno (imperador do sacro-império romano) fundou o ensino e escolas passaram a ser fundadas, dessa forma tudo o que estava guardado em bibliotecas de mosteiros passou a ser transmitido. Nessas escolas se lecionava gramática, retórica, dialética, geometria, aritmética, astronomia e música. O principal pensador foi São Tomás de Aquino que tentou alcançar este objetivo a partir da compreensão filosófica de Aristóteles ele viveu durante a segunda fase da escolástica em que se dizia que era possível apenas um equilíbrio parcial entre fé e razão, Aristóteles teve muitas de suas ideias adaptadas por São Tomás, uma delas foi a de que todo ser era movido por um outro ser e dessa forma o ser que faz tudo se mover era Deus segundo São Tomás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s