4 comentários sobre “ARISTÓTELES – TEORIA DAS FORMAS

  1. O vídeo é prévio, porém consegue passar bem claro as pirincipais ídeias de Aristóteles, um estudante da Academia de Platão.
    Pensava que todas as coisa da natureza tinham um causa por assumir uma determinada forma, dividando o mundo em: seres inaminados e animados .
    Dentro os animados tinham: plantas, animais, seres humanos. O que diferencia o ser humano de outros seres, é a capacidade de filosofar, ou seja, pensar, refletir sobre o mundo. Nisso se criava a hierarquia aristotélica, onde avia o ser mais simples( represetando pela pedra), depois a planta, em seguida o animal(representando pelo gato de Sofia) e acima de todos, o humano( que seria a Sofia).

  2. Aristóteles estudou na academia de Platão, mas desenvolveu uma ideologia contraria da teoria de platão. Aristóteles pensava que todas as coisas da natureza possuiam uma causa para assumi determinada forma (há 4 causas). Ele dividiu grupos: plantas, animais e ser humano. A diferença do ser humano para os demais é que o ele é o único que é capaz de filosofar.

  3. O vídeo mostra que Aristóteles dividiu a sociedade entre seres animados e inanimados, e havia ainda uma hierarquia, com o ser humano sempre no topo, pois só ele consegue filosofar, pensar e refletir sobre o mundo, e em seguida os animais, plantas e seres inanimados. Aristóteles também acreditava que todos os seres passavam por uma forma potencial, mudanças e transformações antes de chegar ao ato, a sua forma permanente.

  4. No vídeo, vi que o escultor vê o bloco de mármore, o ato, mas ele também vê a potência desse bloco, a escultura de uma mulher, mas isso acontece porque o bloco passa por 4 causas, a causa matéria (o bloco de mármore), a causa formal (o formato de uma mulher), a causa eficiente (o escultor) e a causa final (a escultura em formato de mulher para homenagear Sofia).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s