9 comentários sobre “Luz, trevas e o método científico (completo)

  1. O vídeo mostra como o modo de pensar do homem mudou através da eras. Podemos ver que nas primeiras tribos os homens explicavam tudo com argumentos divinos onde tudo era feito e criado por deuses ou divindades.
    Apos isso surge um pensamento mais pratico onde não era necessário saber de onde a coisa veio ou como surgiu, só era importante que a coisa cumprisse a função que era dada a ela.
    Já na Grécia antiga com o surgimento dos primeiros grandes filósofos vemos que as coisas já não eram explicadas deste modo, surge assim um novo jeito de pensar, uma forma mais racional onde tentavam justificar as coisas a partir de uma logica.
    Quando o império romano surge adota o mode de pensar logico, mas quando esta ruindo surge a religião cristã fazendo com que, (na minha opinião) o ser humano regredisse, pois não era mais preciso pensar, mas somente seguir os mandamentos tidos como verdade. Com o tempo este modo de pensar foi perdendo força mas nunca se extinguiu, formando assim o mode de pensar da atualidade

  2. Eu achei o vídeo interessante pois ele trata da evolução da sociedade ao longo dos séculos e como o modo de ver as coisas e as entender mudou até chegar ao método científico moderno.

  3. O vídeo trata das mudanças e transformações que aconteceram com o ser humano desde a época das tribos até atualmente. Nessas tribos os curandeiros começaram a se impor sobre as pessoas e fazer todos acreditarem que tudo tinha uma causa divina. Porém na Grécia antiga os filósofos criaram um modo de pensar que ia contra essa concepção que tudo tinha uma causa divina e defenderam o uso da lógica e a observação da natureza.

    No entanto com a disseminação do cristianismo a sociedade se voltou à crença de que tudo teria uma causa divina e tudo proveria de Deus. Na época, o tribunal da inquisição julgou muitas pessoas ditas hereges ou feiticeiros. Nesse período houveram muitas guerras causadas pela invasão
    dos barbaros e motivos religiosos, houve ainda uma disseminação de epidemias por toda a Europa.

    Todos esses fatores causaram a morte de milhões de pessoas. Somente na idade moderna se iniciou a volta ao uso do pensamento lógico e a criação do método cientifico em que para se ter certeza sobre alguma coisa ou para elaborar racionalmente uma hipótese se deve observar a natureza, organizar racionalmente os dados recolhidos, formular a hipótese e comprova-la a partir da
    de experimentações.

  4. Achei interessante pois o homem sendo o único ser a querer saber a origem e a logica de tudo,gerou muitas explicações que mudou a humanidade como a interferência DIVINA,a logica e o método experimental pelos filósofos os primeiros a formar uma base humanista.Mas depois as divindades voltam ao poder como Igreja Católica,onde detêm do total controle em muitos lugares,culpando tudo de ruim que acontece aos hereges que não seguem os dogmas da igreja.Por causa disso aconteceram-se muitas guerras (guerra),agricultores ião pra ela e não tinham como produzir comida (fome),a falta de higiene causava doenças (peste) e a ultima coisa consequência de tudo,a morte,essa era foi de trevas.
    Mas a humanidade enfrentou e passando por isso foi se humanizando ganhando e formando o justo e direitos iguais,mais humanista.Essa confiança gerou um maior rendimento e formação da ciência.

  5. Gostei bastante do vídeo,ressaltando a parte de Leonado da Vinci e sua ideia que tudo descoberto pelos homens precisa ser testado em diversas condições e circunstancias afim de criar regras para não nos enganamos.
    Isso me lembra da área de física experimental,que observa e cria experimentos para descobrir fenômenos.da natureza,que acho muito similar a ideia de Leonado da Vinci.

  6. O documentário começa explicando que o homem sempre teve curiosidade para compreender o Universo, mas no começo atribuia tudo nele ao poder das entidades divinas. Com o passar do tempo, a raça foi se desenvolvendo e seu pensamento mudou. O ser humano passou a tentar observar o mundo racionalmente, não apenas se baseando na sua fé. Mas a Igreja Católica ia contra a esse pensamento e, com seu grande poder, atrapalhou o desenvolvimento da razão na mente humana. Mas não quer dizer que parou por ai, o ser humano desenvolveu o seu pensamento e foi criando coisas como a roda, que ajudou bastante o trabalho. Ao mesmo tempo que fazia descobertas a raça ficou insatisfeita com o poder absoluto dos monarcas e o desmanchou, dando origem a um tempo muito difícil de se viver. Esse processo de desmanchar o absolutismo teve a influência de alguns movimentos daquela época. Se aproveitando do caos que surgiu devido à falta de um monarca, os mesmos subiram ao trono novamente. Como estava tudo mais desenvolvido e o poder das armas bem maior, a guerra entre os povos ficou ainda mais intensa. Algumas dessas guerras acabaram destruindo grande parte de algumas cidades e causando muitas mortes, como no caso de Hiroshima. Visando acabar com essas guerras, a população mundial criou a ONU, para garantir os direitos humanos e a paz mundial. Mas não adiantou, os quatro Cavaleiros do Apocalipse continuaram reinando, espalhando pelo mundo a fome, as pestes, as guerras e, por fim, a morte.

  7. O vídeo trata de assuntos muito polêmicos e interessantes, entre eles um dos mais importantes e que mais me chamou a atenção foi a questão da busca do homem por respostas na tentativa de explicar a origem das coisas.
    O vídeo apresenta três diferentes formas de pensar que foram surgindo no decorrer dos tempos, a primeira, o pensamento religioso, segundo o qual o universo havia sido criado por uma ou mais divindades (seres sobrenaturais), algumas dessas divindades eram responsáveis por alguns fenômenos naturais, Zeus (deus grego) era responsável pelos raios, para os nórdicos esse era Thor.
    Junto com esse pensamento surgiu tambem o pensamento pratico no qual a origem e o porque do funcionamento das coisas não importavam. Depois surgiu, junto com alguns filósofos gregos, o pensamento cientifico, que dava valor ao uso da lógica e da razão e a importância da observação

  8. Quase nunca a humanidade quis saber como as coisas funcionam, esse interesse começou a surgir com Sócrates e os outros filósofos, como Aristóteles (ele fez descobertas como a terra era redonda e que os golfinhos era um mamífero marinho). Durante o pensamento filosófico acontecia o humanismo (o homem ser o centro dos meios artísticos: artes visuais, teatros, entre outros). O documentário conta também a história do Imperador Constantino, o Imperador estava com lepra e não tinha a cura, e em uma jogada muito habilidosa da igreja católica, deu a cura para ele, quando ele ficou curado, tornou o cristianismo a religião oficial de Roma, então a igreja católica começou a repressão contra as novas formas de pensar, pois a igreja não queria perder seu poder então começou a criar formas de reprimir os hereges (uma pessoa herege, era a pessoa que contrariava os pensamentos da igreja católica), como: os tribunais de inquisição e o index (lista de obras proibidas pela igreja). Galileu Galilei foi considerado um herege, mas mesmo assim ainda conseguiu deixar varias contribuições, mas a mais importante que vale a pena mostrar é o uso da matemática para comprovar experimentos e invenções, pois ele afirmava que não poderia confiar somente nos sentidos, pois os mesmo são traiçoeiros. Nos século XVII os iluministas tinham como principal objetivo a extensão do conhecimento para todos os campos do mundo humano. Os grandes filósofos iluministas focaram seus pensamentos no: livre pensamento (sem repressão religiosa ou politica), no estado focado nos interesses do povo, entre outros.

  9. Achei o filme muito interessante porque ele mostra a historia da ciência bem de perto e também porque ele tem o objetivo de fazer uma relação entre o surgimento da espécie até os dias de hoje, e nesse filme nos podemos ver cada passo da historia da ciência: luta, perseguição, sangue, guerra, fome e também conquistas.
    Até que um dia um grupo de homens resolveram lutar contra a rejeição da igreja que se tornou uma perseguição oficial e ficou conhecida como Inquisição e com isso fez com que com que vários homens tivessem coragem para expressar seu pensamento como por exemplo Francis Bacon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s