30 comentários sobre “Sócrates discursa sobre riqueza, politica e poder

  1. Logo de inicio o vídeo surge com uma reflexão importante sobre política, que mostra como o chefe de estado não deveria ser escolhido, como se fosse uma loteria, e sim com justiça ( de maneira democrática ), e ainda por cima mostrou como a riqueza não traz sapiência, e faz de exemplo ele mesmo, que era totalmente humilde e porém muito sábio, Sócrates poderia mostrar que nem sempre o rico é o esperto da historia, com os poderosos de Atenas, já que eram ricos e se diziam os mais sábios, porém não era bem assim.

    Uns viam Sócrates como um inimigo da juventude ateniense, já que seu aluno preferido foi quem “comandou” a derrota de Atenas.

  2. Sócrates ensinam a importância e o valor da virtude das pessoas.Que devemos dar mais importância
    ao homem simples do que à riqueza.Ele diz que podemos viver com pouco.E isso muito importante porque a maioria da pessoas só dão valor a quem tem muito dinheiro e muito poder.

  3. O vídeo se inicia com uma reflexão de Sócrates sobre a politica de Atenas. Essa reflexão destaca a ideia de que se uma pessoa é escolhida na sorte para ocupar um cargo, a mesma não o ocupará com a mesma habilidade que alguém especializado no assunto, podendo trazer riscos a infraestrutura da cidade e seus cidadães.
    O método dialético, é usado por Sócrates como instrumento para chegar até a verdade, não se deixando intimidar por ameaças, apenas procurando pela verdade abaixo dessa que parece ser mas não é.

  4. O vídeo mostra que Sócrates sempre tentava encontrar a verdade das coisas. Ele também deixa claro que não é preciso ser rico para ter virtude, pois ela não importa. Por fim Sócrates não achou correto a forma de escolher o chefe de estado (sorteando) porque se a pessoa escolhida pelo sorteio não souber realizar seu próprio trabalho, ela poderá causar consequência na vida dos cidadãos. O que mais me impressionou foi o fato dele mexer com as próprias tradições do povo para defender o que achava correto.

  5. Achei o vídeo bem interessante, pois ele mostra várias lições de Sócrates. No início do vídeo um seguidor de Sócrates diz que ele não valeria nada nem aos olhos dos deuses sem a riqueza, e Sócrates por sua vez, diz que ele esta enganado, pois os deuses preferem um pobre virtuoso do que um homem rico e desonesto. Em seguida, um dos seguidores provoca Sócrates, então ele(Sócrates) diz que é fiel a sua pátria, então outro seguidor afirma que ele ensinou o desprezo pela tradição, e Sócrates afirma que só ensinou que cada dia a vida traz continuamente algo novo. Ele também diz que quer pregar a justiça para as pessoas mais fazendo isso como filósofo e não exercendo um cargo político, e ele também afirma que a política é algo complexo e que precisa ser liderado por alguém preparado.

  6. Sócrates e um homem muito sábio e nesse vídeo ele critica o governo de Atenas pois quem deve ficar com o cargo e aguem sábio,fiel e justo e não pessoas ricas,que só pensão em se mesmas e que são ricas.

  7. Sócrates nesse video discute sobre a riqueza e a virtude, e qual dessas duas características são mais valiosas. Fora isso ele questiona questões políticas e culturais que eram aceitas, mas que hoje se mostraram falácias. No video também é representado como ele era tratado pelos outros atenienses e também um dialogo onde Sócrates se utiliza da ironia.

  8. socrates as vezes as pessoas achavam que era uma ma influencia mais na verdade ele era um sabio que debatia coisas politicas e que ele dizia que uma pessoa não merece um cargo na sorte pois ela pode acabar atrapalhando as coisas enquanto uma pessoa que se dedicou poderia melhorar as coisas

  9. Nesse vídeo, Sócrates mostra que não precisa de riqueza e poder para satisfazer suas vontades, que ser humilde não é viver precariamente,e sim, se satisfazer com o mínimo possível. Ele também mostra que um governante não pode ser escolhido por um acaso, pois precisa confiar em um governante assim como se confia em um medico,ou seja, precisamos eleger um governante sabendo de sua capacidade de exercer sua função.

  10. Nesse vídeo podemos ver como Sócrates é sábio e humilde. Ele mostra que o chefe de estado não deveria ser escolhido por sorte, pois pode trazer problemas para Atenas.Sócrates aprendeu a viver com o mínimo, enquanto a outra pessoa fala que precisa de tudo, como se desse a entender que uma vida de pobre é ruim, porém Sócrates afirma: os deuses preferem um homem pobre e virtuoso, e que basta ser para conseguir. Achei suas reflexões inteligentes e boas.

  11. O vídeo é bem interessante , pois não mostra somente o método dialético que Sócrates , como também a maneira como ele era realizado, do início ao final. Primeiramente, ele começava fazendo uma reflexão sobre sua vida, dizia que tinha se acostumado a viver com pouco, o que fez com o que as outras pessoas também falassem, dizendo que a riqueza era tudo e que os deuses davam mais valor àqueles que tinham maior renda e uma certa importância na sociedade. Então Sócrates os contrariou dizendo que os deuses poderiam preferir pessoas honestas e pobres ao invés de desonestas e ricas- esse foi um dos motivos pelo qual foi muitas vezes considerado um destruidor das tradições e da juventude-, o que fez com que chegassem a ponto de política em relação aos chefes da cidade, que eram escolhidos por sorte, o que Sócrates achou errado, por isso fez perguntas do tipo de preferências de seu interlocutor, que disse que não escolheria alguém por sorte para fazer algo por ele(interlocutor), portanto, Sócrates o mostrou que ele estava indo contra ele mesmo em relação à escolha do chefe da cidade, que poderia ser qualquer pessoa, já que a escolha era por sorte. Assim, Sócrates chegava à verdade por meio de perguntas e diálogos, o que chamamos de método dialético.

  12. O vídeo fala, inicialmente, que Sócrates aprendeu a viver com muito pouco, enquanto outra pessoa diz que é preciso tudo. Sócrates, então fala que os deuses preferem um homem pobre e virtuoso. Uma de suas reflexões seria que não adiantaria nada uma pessoa ser escolhida para ser um líder na sorte, se ela não soubesse o que estava fazendo.

  13. Gostei bastante do vídeo, pois ele tanto mostrou o método dialético como também o modo de vida simples que Sócrates adotou,sempre se contentando com o pouco.
    Ele também criticou a forma de governo adotada por Atenas naquela época, em que um cidadão qualquer poderia ser ” escolhido na sorte” para governar.
    No vídeo Sócrates também diz acreditar na existência de outros povos em volta do mar, e que esses povos teriam as suas próprias virtudes, assim como os povos que habitavam a Grécia tinham as suas.
    No vídeo ele também demonstrou não se preocupar com as constantes ameaças que sofria.

  14. Gostei muito do video, principalmente a parte que Sócrates afirma que todos podem as virtudes. Achei as reflexões dele bem inteligentes e estratégicas para poder ser usado para toda a vida como: a alma é cega, que nos não conseguimos ver a verdade pelos detalhes e que a justiça é melhor do que a pátria.

  15. O video mostra que Sócrates deu uma lição em seus seguidores que contrariaram suas idéias e tomaram más decisões

  16. Gostei do video, trás muitas reflexões importantes, fala como é importante selecionar a pessoa mais experiente para fazer o trabalho certo, que não pode ser na sorte, pois é um risco. Sócrates era muito sábio!

  17. O vídeo fala sobre uma característica da vida de Sócrades fala sobre como Sócrades vivia sem muito dinheiro e que ele aprendeu a se satisfazer com pouco. O homem ao seu lado se compara a socrades falando que sempre preciza de tudo e a riqueza é tudo para ele. Socrades fala para o homem que os deuses preferem um homem pobre e virtuoso

  18. Bem o video traz una reflexão de Sócrates onde ele fala que os deuses preferem um homem pobre e virtuoso e só basta ser para conseguir e que se deve escolher uma pessoa experiente para fazer uma certa função, e não confiar só na sorte. Achei seus pensamentos muito inteligente e interessante.

  19. Vídeo muito interessante! Sócrates faz reflexões e diz que a sabedoria não é só dos gregos, a força não é só espartana e nem a prudência é só coríntia, existe um mundo muito maior que só isso e todas essas virtudes são de TODOS os povos. Também chamou atenção para o fato dos sorteios não serem uma boa solução para as questões relacionadas a POLÍTICA, e que as pessoas não iriam colocar sua vida nas mãos de DESCONHECIDOS. Ele OBSERVOU A NECESSIDADE DE EXISTIR CONFIANÇA.
    Sócrates disse também que deviam DESCONFIAR das tradições, que é preciso cuidado pois, as vezes, mesmo sendo tradições, podem estar ERRADAS. Falou da UTILIDADE do ensino. Enfatizou uma coisa que considerei muito importante, o fato de que: se você já tiver pouco, só o necessário, não vai PRECISAR e nem querer mais do que já possui, mais se tiver muito, ai vai SEMPRE querer mais e mais.

  20. Esse vídeo é bastante interessante. Principalmente o sentido do debate de Sócrates. Esse viveu com o mínimo, sem luxuria e sem riqueza, achei legal suas frases e argumentos enquanto estava ensinando aos seus alunos, o fato que ele diz que os que querem ver o sol queimam os olhos se olham de frente e que devemos estudá-lo, vendo-o pelo refletir da água, que a alma fica cega se quisermos descobrir a verdade pelos detalhes. Outro fato muito educativo é que vale mais um homem pobre e virtuoso pelo os olhos dos deuses do que um homem rico e desonesto.
    Esse disse que mesmo que fosse ateniense continuava sendo homem e que a Terra era imensa e que existiam vários outros povos ao redor do mar, que pudessem ter essas virtudes que Atenas, Esparta e Coríntia tinha, como rãs ao redor de um lago. E também que em Atenas muitos consideravam a pátria, porém Sócrates considerava a justiça, pois os tribunais de Atenas “funcionavam” pela inveja e medo, e Sócrates não achava isso correto. Ele diz que “As tradições só tem um sentido apenas se pudermos avalia-las pelo significado” e “Que é preciso desconfiar dos hábitos”.
    As reflexões de Sócrates são bastantes significativas para a nossa sociedade, elas também são inteligentes e bastantes lógicas e práticas.

  21. O vídeo mostra Sócrates discutindo sobre politica com seus alunos, mostrando a eles como a maneira que era usada para escolherem seus era horrível pois em situações como a de precisar de um medico para salvar sua vida você faria um sorteio entre muitas pessoas ou você escolheria seu medico.

  22. O vídeo mostra Sócrates debatendo sobre a política, ele fala como as pessoas que vão governar o lugar e os negócios do lugar em que moram não podem ser escolhidas por sorteio, ele nos mostra que não entregaríam suas vidas a um médico ou a um piloto na sorte mas que se entregariam a um simples sorteio, mas se pararmos para pensar as suas vidas também estão no seus países, como bons cidadães deveríam passar por um processo de escolha dos governantes, inclusive, com isso ele mostra como se importa com a sua pátria, como por inteligência, pensou que as suas vidas estavam sendo entregues a desconhecidos, ele se importava com a sua pátria talvez mais que os outros, enquanto eles achavam que Sócrates nã tinha amor á pátria.

  23. O vídeo começa com uma reflexão de Sócrates, ele aprendeu a viver com o mínimo, enquanto a outra pessoa fala que precisa de tudo, como se desse a entender que uma vida de pobre é ruim, porém Sócrates fala: os deuses preferem um homem pobre e virtuoso, e que basta ser para conseguir. Outras reflexão seria de que adiantaria uma pessoa ser escolhida para líder na sorte, se essa pessoa não souber fazer o certo? Ele da o exemplo de uma viagem por mar, se ele escolheria um piloto por sorteio aquela pessoa poderia estar colocando sua vida em perigo, pois ele poderia nem saber o que fazer com um barco. Achei suas reflexões inteligentes.

  24. Achei o vídeo bem interessante, nele Sócrates reflete a importância de escolher alguém experiente para desempenhar determinada função e não simplesmente escolher na sorte, isso para um medico ou piloto, mas também a um chefe de estado. Sócrates destaca também que não precisa ser rico para ser sábio assim como ele próprio.

  25. Sócrates, demonstra seu o pensamento, para os estudantes, presos a um sentido de progresso e de tradições fixo, Sócrates, mostra de onde vem a verdadeira filosofia, sem tratar, de coisas fúteis, e sim, corrigir a fala, de seus aprendizes, que arrebatados, questionavam ele com um argumento sem alma, que não trata do verdadeiro, sentido de Sócrates, que sempre tentou fazer um pensamento “físico” não hipotético, os seus alunos se representaram, os verdadeiros opositores a ideia de sócrates, Muito Bom o video!

    Sócrates, melhor filósofo S2 S2

  26. Eu achei o vídeo muito interessante, pois Sócrates faz críticas a política de Atenas dizendo que uma uma pessoa escolhida por pura sorte, pode não ser boa no cargo, podendo até trazer problemas em Atenas. O método dialético também aparece quando Sócrates convence um homem do problema da política na cidade, que antes tinha uma opinião positiva sobre ela.Eu também admirei o contentamento de Sócrates pela verdade pouco detalhada e de sua coragem em refutar as tradições para achar somente a verdade verdadeira.

  27. Nesse vídeo Sócrates faz um discurso sobre o poder politico destacando que deve se ter justiça na hora da escolha do chefe do estado, e também sobre riqueza destacando que para ser um homem sábio não precisa-se ser um homem rico e importante, e isso reflete muito no próprio Sócrates, que era um homem muio sábio mas também bastante humilde.

  28. Sócrates foi um bom filosofo, mas para alguns, antigamente, era uma ameaça á juventude ateniense, porque achava as tradições sem sentido algum, para mim, Sócrates era humilde, sábio e sempre queria saber a verdade toda sem ser só nos mínimos detalhes.

  29. Nesse vídeo Sócrates traz várias reflexões importantes, como mostrar que o chefe de estado não deveria ser escolhido por sorte, além disso é mostrado também o método dialético usado por Sócrates para chegar até a verdade e também é mostrado como ele se negava a parar de ensinar por ameaças que ele sofria, ele não tinha medo do que podia acontecer só queria chegar a verdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s