Com Vandalismo

Fonte de apoio: V Encontro de Filosofia da Juventude
Durante os meses de junho e julho, o Coletivo Nigéria, parceiro da Pública, acompanhou as manifestações de rua em Fortaleza, Ceará, registrando depoimentos e cenas dos protestos. O resultado é esse documentário jornalístico, em que o narrador pouco interfere nos fatos, levando o espectador a conhecer todos os tipos de manifestantes, o que move cada um, e de que modo a violência – policial e/ou da sociedade – participa dessas manifestações.
Um relato/reflexão realizado no calor da hora, em que a cronologia dos fatos, a variedade de ângulos e de entrevistados, e a sobriedade dos jornalistas, contribuem para criar um panorama completo das manifestações em Fortaleza, revelador para os que buscam compreender quem é e o que deseja essa juventude que está nas ruas das capitais brasileiras.
– See more at: http://www.apublica.org/2013/08/vandalismo-protesto-fortaleza/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+apublica%2FnlAs+(P%C3%BAblica)#sthash.7LTEG5R0.dpuf

53 comentários sobre “Com Vandalismo

  1. O video se trata realmente de algo que esta acontecendo com todos os manifestantes, porque quando eles tentam se manifestar de forma pacificadora, além de não da-los atenção, ainda tem policiais que começam a agredi-los, dessa forma eles acham que só praticando o vandalismo conseguiram chamar a antenção de todos. E pelo que todos estamos acompanhando, mesmo que não concordemos, o vandalismo é a única forma de chamar atenção do governo.

  2. Sinceramente, não consigo entender direito os protestos e por isso não sei de qual lado estou (mesmo com pessoas explicando muitas vezes que é porque o Brasil acordou e querem “que arrumem tudo”). O Brasil já tem esses problemas a bastante tempo! O problema é que ninguém se tocoude como estva a situação…
    Concordo totalmente que o Brasil deve melhorar, mas isso não acontece da noite pro dia. Os protestos deveriam ser pacíficos, mas como não tem jeito de evitar os vândalos, então bombas foram lançadas, gases espalharam-se e balas de borracha foram disparadas. Apesar de o vandalismo chamar atenção, acho que apenas pelo número de manifestantes “as câmeras” já estariam cobrindo os protestos, mas quando os vândalos chegaram tudo se voltou para o vandalismo.

  3. As manifestações nas ruas de todo Brasil começaram pacificamente, com realmente o intuito de conseguir bons resultados para sua sociedade e bem estar, mas, como dizem que tudo tem seu lado ruim, os vândalos “surgiram”, para realmente fazer de um protesto bonito, uma verdadeira baderna e confundir os objetivos de todo o povo na rua, que não era destruir praças publicas, residências, bancos e etc, mas sim, aproveitar-se desse momento para destruir a cidade, achando que, assim, solucionará problemas.

  4. O vídeo “com vandalismo” é um documentário sobre a atual situação pela qual o nosso país infelizmente passa.
    Em todos os lugares ouvimos falar sobre manifestações, protestos, destruição. Mas existe uma grande diferença entre manifestar sua opinião e destruir os patrimônios, sejam eles públicos ou privados.
    Os vândalos se “escondem” entre os manisfestantes verdadeiros, aproveitando-se da violência utilizada para tomar benefícios próprios. Muitas vezes manifestantes e vândalos são confundidos afinal “os dois querem tirar proveito e destruir coisas, não é?”. Não, não é.
    Ao contrario dos vândalos eles estão ali, não para roubar, não para saquear, muito menos para destruir. O objetivo deles é mostrar aos “grandes” que juntos podem fazer as coisas acontecerem. Que juntos podem fazer a diferença. Os ataques são a forma encontrada por eles de chamar a atenção do publico para o que acontece por trás das “cortinas” colocadas pelo governo. Mostrar que não estão satisfeitos, que não vão ficar calados.
    Mas será que isso é maneira correta de demostrar opinião? Acho que não. Mas a situação piorra ainda mais com a ação dos vândalos, que os fazem parecer um bando de rebeldes sem dinheiro, que os comparam a ladrões.
    Vendo pelo lado dos policiais essa “manifestação” é um crime. Eles dizem que existem outras formas de chamar atenção. Mas será que existem mesmo? Se você encontrasse um grupo de pessoas, pacificamente reunidas para ir falar com o governo, você daria atenção? Muita gente diria sim, pois é a resposta “correta”. Mas a resposta “verdadeira” não é essa.
    Então esse acaba sendo um problema sem solução no final. Talvez ainda haja esperança para o que sobrou da sociedade brasileira. Afinal, com tempo e esforço as coisas mudam. E de vez em quando mudam para melhor.

  5. As manifestações ocorridas no Brasil tinham como interesse a conquista de direitos.
    A população foi para rua protestar pela melhoria da educação, da segurança, dos hospitais e outros serviços.
    O protesto foi pacífico mas tinha uma pequena parte de manifestantes que eram vândalos, que espalharam o caos, quebrando caros, pichando monumentos e colocando fogo nas ruas.
    Em minha opinião o governo tem que mudar e nós também, porque cometer atos de vandalismo não vai melhora a democracia de nosso país.

  6. Achei o video bem interessante, pois mostra o esforço, a revolta e a luta de um povo que acordou para exigir direitos, como diz a frase “o gigante acordou”. O povo brasileiro ficou calado durante muito tempo, mas como seus direitos não foram cumpridos nesse tempo, ele está se manifestando para ter uma nova vida justa. Eu acho que o povo tem razão ao fazer essas manifestações, de forma pacifica, no entanto, entre esse povo lutador, existem os vândalos.
    Eles são pessoas que querem ter seus direitos atendidos , mas diferente do resto do povo, eles pretendem conseguir de forma totalmente injusta, ao meu ponto de vista, pois destroem lugares públicos, empresas e sedes do governo para serem ouvidos (como o grupo Black Blok, que fazem isso com interesse político) e que as vezes se comfundem com bandidos que aproveitam as manifestações para roubar e causar confusão. Muitas vezes essas pessoas arrumam problemas com a policia, que acaba se precipitando e atacando com balas de borracha (que machuca) e bombas de gás lacrimogêneo, vândalos e pessoas inocentes que estão misturados no meio da multidão, portanto, na minha opinião, a policia e os vândalos estão agindo de forma errada.
    Para a população a grande causa dessas revoltas é o governo, que em partes eu também concordo que seja, pois ele cobra impostos caros mesmo de quem não tem nada a dar. E esses impostos eram pra ser usados a favor da população, mas na maioria das vezes ele não é usado dessa maneira. Então como algumas pessoas dizem o governo também é um pouco vândalo.
    Mas na minha opinião, em parte, as vezes as pessoas exageram, pois com o governo da Dilma o Brasil está sendo ouvido como nunca foi.
    Após ter assistido esse video, podemos concluir que a nossa população ( uma parte dela) age com boas intenções, outra (vândalos) agem de maneira inadequada, que os policiais agem de forma precipitada e que o governo age de forma “lenta” na realização dos direitos, portando podemos concluir que a população brasileira é justa e desequilibrada.

  7. Não vou brincar aqui pois o que vou falar pode ser um pouco estranho e alguns poderão achar que estou fazendo piada, mas o que eu digo são fatos verdadeiro. Esses protestos que estão fazendo agora nas ruas são coisas terriveis, eu intendo que isso é para algo melhor e vejo que ele estão certos sobre o governo pois agora ele está corrupto e não faz o que deve, mas vejo que tudo que está acontecendo é mais parecido com o fim do mundo, não estou brincando e nem tentando fazer alguém rir pois isso é muito sério e não minto! O mundo está ficando mais e mais decadente e vou ter que dizer que quando vi o estado das ruas aquilo pareceu filme de ataque zumbi cheio de lixo espalhado pelas ruas com pichação nas paredes e lojas com as vitrines quebradas e invadidas e vou dizer que isso só v em filmes de zumbis e agora eu não reconheço mais o mundo que antes era bom sem corrupitos e que as pessoas não eram tão cruéis, mas o governo está cada vez pior pois até na revista em quadrinhos THE WALKGING DEAD o governo jogava as pessoas para serem comidas pelos zumbis e aqui é quase a mesma coisa pois o governo está levando as pessoas a ruina pois antes os manifestantes agiam de maneira pacifica, mas os policiais começaram atacar e as pessoas ficaram malucas e começaram a se corromper e a destruir ambos os lados e agora nós estamos nos levando a própria ruina porque sei que o homem não foi crido para isso e sim para fazer coisas boas e para construir um mundo melhor, mas o que nós estamos fazendo é destruindo a nós mesmos, mas o que fico pensando é: O que vai acontecer quando isso tudo acabar? Não consigo imaginar muito bem como depois de todo esse caos o mundo irá voltar ao normal pois ocorreu muita destruição e desordem e espero que as pessoas que estão fazendo isso vejam o que elas causaram e que consigam um modo inteligente de resolver isso.

  8. Achei interressante a forma de que foram retratadas as manifestações,pois elas não foram retratadas por um espectador distante e sim por pessoas que participaram delas e sentiram na pele o que os demais manifestantes sentiram,tornando assim as retratações mais reais.
    Também gostei da forma que o tema manifestantes ou vândalos foi retratado.Para mim qualquer pessoa que destrua propiedade pública e ou privada e ou cause prejuízos diretos a outros é um vândalo.
    Gostei também do fato da opinião,dos sentimentos dos manifestantes terem sido expostos durante o vídeo.
    E importante também falarmos sobre os casos de abuso de poder e violência desnecessária cometidos pelos policiais,que claramente agiram de forma brutal e oprimiram grande parte dos manifestantes,negando-lhes assim seu direito de protestar.
    A única coisa que eu achei desnecessária foi a grande quantidade de palavrões,que na minha opinião poderiam ter sido censurados.

  9. Eu achei muito legal as pessoas irem para as ruas protestar principalmente pela roubalheira mais também por vários outros motivos como:
    -Maior educação
    -saúde
    -segurança
    – o preço das passagens
    no dia dos protestos as pessoas falavam palavras de ordem,cantavam etc mais tinha algumas pessoas que se aproveitava da situação para fazer baderna e por causa desses ”vândalos” tiveram vários confrontos com a policia e muita destruição.

  10. Esse vídeo mostra claramente que nós temos o poder porque afinal o Brasil não é só dos políticos, mas não temos noção disso porque a mídia nos engana pois disfarça nosso poder, e quando nós botamos nosso poder em “ação” a mídia mascara. “Vem pra rua” “O gigante acordou” “verás que um filho teu não foge à luta”! Frases que ficaram conhecidas nas ultimas manifestações, em que o povo brasileiro que já não aguentava mais toda essa roubalheira e criou manifestações gigantescas, que se espalhou por todo Brasil. Mais infelizmente tem gente que não sabe manifestar no caso dos vândalos, que se aproveitaram da situação para saquear lojas e destruir o nosso país mais ainda!

  11. As manifestações procuram conseguir um melhor para a população, geralmente por revoltas para conseguir coisas que nao tem e que deveriam ter, como; mais seguranças, condições melhor de saúde, condições melhores nas ruas e ciclovia, escolas publicas de bom ensino… As pessoas que pregam as manifestações procuram chamar atenção do publico alvo, pra isso eles usam todo um traje, geralmente roupas que chamem mais atenção, cartazes, em alguns casos os manifestantes fazem coisas de vândalos, como quebrar vidros de praças, tirar viação de portes, usar bombas lacrimogêneas. Ao ver o vídeo podemos ver que nem todo mundo que ta na manifestação sabe o por que estão ali, muitos vao diversão.

  12. Depois de muito tempo aguentando altos impostos que são constantemente desviados para os bolsos de governantes, precários hospitais que necessitam urgentemente de remédios e médicos especializados para o atendimento da população, que sofre cada vez mais em imensas filas esperando uma consulta, que morre em corredores hospitalares esperando um único atendimento, que são enganados em eleições por aqueles que juram dar a essas pessoas uma melhor condição de vida, uma escola adequada para suas crianças e adolescentes que acabam indo para as ruas se marginalizar ou viver de esmola esperando o atendimento tão prometido pelos prefeitos, governadores e presidente. O povo depois de esperar tanto tempo por um amparo, depois de ver a burguesia esbanjar riqueza diante de seus olhos enquanto seus filhos morrem de fome e seus pais morrem sem ajuda hospitalar, finalmente acordou. Cansado de ser maltratado por aqueles que se dizem a “voz do povo”, por aqueles que juram fidelidade e amparo. O povo acordou e foi para a rua protestar. Foram longos dias de protesto em diversas áreas do país. Eram pessoas com diferentes idades, diferentes características, de diferentes classes sociais buscando justiça. A repercussão das manifestações foi grande, a mídia várias vezes divulgava imagens do manifesto popular. O que me irritou, mas que já era esperado acontecer, era a forma que esse veículo tão utilizado hoje em dia faz com que os telespectadores, leitores e/ou ouvintes enxerguem os protestos. É um absurdo a forma como grandes emissoras como a Globo, glorifiquem tanto a copa do mundo de 2014 que só vem trazendo prejuízos altíssimos para o país, no qual o dinheiro que deveria ser aplicado em educação, hospitais, moradias precárias, sistemas de esgoto vem sendo aplicado na construção de estádios. Esse tipo de emissora idolatra um jogador de futebol e não está nem aí com o péssimo salário do professor e a forma como ela transmite isso para a população, mesmo sendo indiretamente, influencia o povo, tendo como objetivo transformar a mente da população e fazê-la pensar como ela pensa, através da comunicação faz o povo pensar como ela quiser. O que marcou grande parte dos protestos foi o confronto entre os manifestantes e a polícia, essa que atirou balas de borrachas nos manifestantes e bomba de gás lacrimogêneo. Uma parte dos manifestantes adotaram atitudes radicais como o confronto direto com a polícia atirando pedras e bombas caseiras, ou a própria destruição do patrimônio público como a quebra de bancos, a queima de carros, saqueada de lojas, etc. Esses manifestantes que realizavam isso foram nomeados de vândalos e caracterizados como pessoas que só estavam ali para bagunçar e gerar algazarra, que não buscavam realmente o que a maioria buscava nos protestos. Assim, foram criados polos diferentes, de um lado os vândalos e de outros os manifestantes pacíficos. A mídia divulgou esses vândalos, como pessoas violentas, aproveitadoras da situação, que não estão ali pra protestar, e sim, para fazer confusão. Mas será que eles são isso? Eu não concordo com as atitudes radicais que essas pessoas realizam, pois destruir o patrimônio público só irá dificultar mais a situação, prejudicar o próprio povo, mas não adianta considera-los os vilões da história. Não podemos tirar esse título dos governantes e colocarmos nessas pessoas, na qual muitas estão realmente indignadas, mas acabam tomadas pelo ódio e se descontrolando. Ou muitas vezes esses considerados vândalos agridem a polícia porque essa age primeiro, mas isso acaba não sendo divulgado pela mídia, é oculto, é editado. Mas não podemos nos guiar por essas atitudes radicais, temos que ter um foco e não desviarmos dele. Temos que mostrar que o povo tem força, mas não relacionada à força física, e sim, a força da nossa luta, da justiça, a força que temos para nos levar à transformação do país, a força da nossa voz que é a força da mudança.

  13. depois de anos de olhos vendados, anos de falsa ingenuidade, o povo agora realmente cansou de ser tratado como boneco!
    o vídeo apresenta a revolta da população (uma boa parte) por tudo que aconteceu, que está acontecendo e o que ainda vai acontecer se continuar. Não é só pelos 20 centavos, isso é o de menos. É pela corrupção, falta de segurança, de saúde, educação e tudo que seria fundamental para um desenvolvimento que não nos é oferecido!
    Para conseguirmos isso, muitas pessoas que nao aguentam mais toda essa roubalheira e que procura uma mudança imediatamente acabam desacreditadas (por conta de toda corrupção e todos os privilegios “dados” aos políticos e autoridades) que uma manifestação passifica resolveria o problema, e daí começou o vandalismo, claro que tambem esse nao foi o unico motivo. outra causa foi por causa da polícia, pois muitos manifestantes que agiam pacificamente foram agredidos pela polícia, causando revolta. Outro suposto motivo é que a nossa população seja muito pacifista e facil de acalmar, por tanto é que após a diminuiçao do preço do onibus, as revoltas diminuíram significativamente. E as pessoas que acham isso absurdo, acabam se revoltando.
    Para finalizar, nao estou dizendo que o vandalismo é uma coisa bonita, que eu esteja defendendo o vandalismo e tal, mas acho muito improvavel encontrar uma grande revoluçao bem sucedida, que nao teve em sua particapação, o ato do vandalismo…

  14. Penso o seguinte sobre as manifestações:

    1) Os protestos ocorreram de forma inesperada, pois, o país estava calmo até o momento em que a Copa das Confederações chegou.

    2) Apesar de haver um descontentamento com o dinheiro gasto pelo governo com a Copa das Confederações, não havia bandeiras definidas nos protestos por parte dos manifestantes. No início foi o preço das passagens de ônibus, depois a própria Copa, depois a Pec 37, depois qualquer coisa: melhoria na saúde, educação, moradia, etc.

    3) Uma coisa que chamou a atenção é que os manifestantes não permitiam a presença de partidos políticos nas aglomerações, e muita gente andava mascarado. Havia também vândalos no meio das multidões.

    4) O direito de protestar é legitimo e importante mas ninguém pode usar esse direito para causar danos à outras pessoas. Eu vivi um momento desagradável quando fui assistir o jogo do Brasil e México e alguns manifestantes começaram a me xingar e a xingar minha família. Diziam que a gente não estava preocupado com o futuro do Brasil e quase nos agrediram. E olhe que a gente até concordava com muitas reclamações que eles colocavam como motivo de luta. Alguns torcedores tiveram os ingressos tomados e rasgados.

    5) Esse tipo de postura agressiva dos vândalos, assim como outras coisas, a exemplo de apedrejar ônibus, quebrar vidro de lojas, tocar fogo em carros, danificar o patrimônio público só dão motivo para a polícia agir com violência. Agressão só gera agressão.

    6) Apesar disso, a reação da polícia foi desmedida e injusta, porque enquanto os vândalos jogavam pedras, a polícia jogava bombas de gás lacrimogênio e atirava com balas de borracha.

    Eu continuo apoiando as manifestações, mas também quero ter direito a assistir os jogos do Brasil. Só que assim como inesperadamente as manifestações começaram, elas também já terminaram. E a Dilma até tentou satisfazer alguns desejos das multidões, como a reforma política, mas o congresso nacional não permitiu. Pelo menos o preço das passagens de ônibus não aumentaram e a Pec 37 não foi aprovada.

  15. esse documentário mostrou como o vandalismo nos protestos,pode ser uma faca de dois gumes: por um lado pode aumentar a influencia do protesto e trazer mais atenção da mídia, porém essa atenção provavelmente será muito negativada trazendo maus olhares tanto da população como da policia.

  16. O que temos que deixar bem claro,antes de tudo,é a diferença que existe entre os vândalos e os manifestantes.Enquanto os manifestantes vão a rua com um pedido pacífico pelos seus direitos,os vândalos,em sua maioria,estão ali somente pra causar confusão e brigar com a policia,também podemos dizer,que alguns desses vândalos,são na verdade,criminosos,que estão ali se aproveitando da situação pra furtar lojas e vandalizar os ambientes públicos.O grande problema,é que a mídia só mostra o lado dos vândalos e da violência para com a polícia e o governo,obviamente,isso é uma mentira,já que grande parte das pessoas que vai a rua são somente manifestantes que pedem,pacificamente,melhoras no seu país.

  17. na minha opinião, as pessoas estão totalmente certas em ir para a rua e lutar pelos seus direitos, o Brasil precisa mostrar que o povo é quem manda e que os políticos só vão administrar a vontade deles, agora é a vez do povo, e ele está certo, procurar pelos seus direitos e assim fazer do Brasil,um país melhor, um país que possa cada vez mais fazer com que seu povo diga ‘eu tenho orgulho de ser Brasileiro’, porque isso é o que cada um deveria dizer,o povo aproveitou sua oportunidade e foi á luta, com razão total, em busca de uma vida melhor, um futuro melhor para os seus filhos e netos e foram focados, infelizmente algumas pessoas estavam la apenas para destruir e roubar, estavam destruindo o próprio país e que inclusive é deles também, estavam destruindo o país e nisso eu sou contra,por causa dos vândalos que se misturaram com quem queria apenas um futuro melhor, a mídia mostrou como se o movimento de um querer nobre fosse totalmente errado, o que o povo quer é justo e necessário, nós precisamos de uma vida melhor, e essa atitude foi a que o povo procurou, mas a maior parte das pessoas queria resolver de uma forma que fosse correta, chegando a um acordo, onde os dois lados o povo e o governo aceitassem, e eles estavam dispostos a fazer com que o governo aceitasse exatamente o que queriam e como queriam, mas não com a depredação de veículos de pessoas da lei, não procurando o caos, não destruindo, fazendo tudo de forma pacifista, e os vândalos fizeram o contrário, fizeram o errado, destruindo a manifestação, destruindo muitas vezes o direito que tinham de protestar, quem ia protestar, tinha que ir atrás de justiça, não do caos, atrás do certo, mostrando para quem resolve de forma injusta, a forma justa, mostrando que tinham razão em protestar e os vândalos acabaram com essa razão.

  18. O vídeo em questão retrata os protestos que estão ocorrendo com muita frequência no Brasil, desde que eles começaram a população foi em peso para as ruas para reivindicar seus direitos e também queriam uma nova reforma politica. Esses protestos mobilizaram todo o pais, e com a ida das pessoas para a rua muitas badernas começaram a surgir, como o vandalismo. O vandalismo é feito por pessoas fora do protesto comum, esses vândalos depredam lugares públicos e particulares afim de mostrar para o mundo sua revolta. A maioria dos protestantes são jovens que querem garantir um futuro melhor e viver em um pais que seja mais justo, por isso esse protesto tomou uma dimensão mundial. Algumas pessoas são a favor do vandalismo , pois acham que ele é uma coisa importante para que o povo seja ouvido, mas com ele a policia precisa agir, e assim alguns desses protestos se tornam um campo de batalha entre jovens e policiais. Esse é o retrato do Brasil ultimamente, e tudo indica que estamos caminhando para um pais mais justo e mais democrático. O gigante acordou!

  19. Achei o vídeo espetacular por mostrar uma perspectiva diferente da mostrada pelas grandes mídias, principalmente pela Rede Globo de Televisão, que transmite uma programação extremamente alienadora, filtrada e capitalista. Li os comentários e tive mais certeza como a televisão é capaz de mudar o foco do movimento! Não, os protestos não estavam acontecendo contra determinado partido político ou governo atual. Não, os protestos não estavam acontecendo por conta de causas como PEC 37 e melhor transporte público. Claro que essas coisas também são importantes, todavia não passam de atos reformistas e que não irão mudar praticamente nada na verdadeira e cruel realidade brasileira. Rico ficando mais rico e pobre ficando mais pobre, é o abismo social devastador. Os protestos podem até ter começado com essa besteirada de “sem vandalismo” mas o verdadeiro e real motivo que até este exato momento os verdadeiros manifestantes que pra mim são os chamados de vândalos e baderneiros estão lutando é pela revolução, e não uma reforma política. Entrar um partido e sair outro não vai fazer diferença, entrar um presidente e sair outro não vai fazer diferença. Se o povo brasileiro quer realmente fazer uma revolução, primeiro é preciso voltar no passado e ver como nunca existiu revolução sem guerra, sem violência, sem morte, sem dor. O sistema é cruel e não vai mudar nada por causa de 100.000 pessoas com cartazes, fazendo atos “bonitinhos” e gritando “sem vandalismo”. O sistema é duro, armado, sólido. Pra ser derrubado precisa de “vandalismo”(que prefiro chamar de ação direta” sim. Com Vandalismo sim. Até mesmo umas das primeiras revoluções burguesas e famosíssima Revolução Francesa aconteceu com mortes. E não foram poucas mortes, não foram muitas, foi mais que isso. Muito mais que isso, foram milhões e milhões de pessoas mortas. A queda do nazismo então, pode até não ser considerada uma Revolução, mas para que ele fosse derrubado quantas milhões de pessoas precisaram morrer? Claro, ninguém quer morrer, existe coisa melhor que a vida? Óbvio que não, mas se os pacifistas gostam de gritar: “Verás que um filho teu não foge à luta”, isso se encaixa perfeitamente na filosofia dos chamados vândalos. Vandalismo sim, propriedades privadas depredadas sim, propriedades públicas símbolo do estado capitalista depredas sim, veículos da grande mídia alienadora e capaz de filtrar reportagens sim. Chegou a hora de lutarmos por nosso país, chegou a hora dele ser mudado. E 7 de Setembro tem mais, muito mais.. Nos aguardem!

  20. Eu gostei bastante desse vídeo pois mostra o outro lado das manifestações, que na mídia falavam apenas o lado do vandalismo e não mostrando o lado das pessoas que estão fazendo um movimento pacífico. As manifestações são uma maneira da população de conseguir melhores direitos para a sociedade, lutando á favor da melhoração dos prédios públicos como escola, hospitais e outros e um dos principais motivos é os milhões gastados na copa das confederações enquanto diversas pessoas morrem de fome. As manifestações ocorriam principalmente em época de jogo da copa onde era a época que as pessoas se revoltavam mais. E de certo modo eu concordo com o vandalismo nas manifestações pois a polícia ataca e as pessoas só se defendem mas eu concordo com o vandalismo de lutar contra a polícia e n depredar posses particulares como destruíram um carro da tv diário.

  21. Brasil acordou! Com esse slogan as manifestações no pais que acordou de tanta corrupção, robalheira, etc. Em Fortaleza podemos ver o que tristemente o que a polícia fez sem razão. A incompetência do governo e dos lideres brasileiros é tão grande que admitem que se joguem balas de borracha nos próprios filhos. Vandalismo para alguns é preciso, pra outro não, mas de fato o grande vândalo se chama GOVERNO. Fortaleza foi palco não somente de reivindicações, mas mais uma prova que o Brasil, Ceara, Fortaleza esta em completa decadência.

  22. Dentro de muitas manifestações que ocorreram no Brasil podemos ver vários conflitos envolvendo o vandalismo, que para a mídia são pessoas sem motivações políticas que querem confusão e destroem as coisas para conseguirem isso, mas ao menos do meu ponto de vista fazem isso por estarem com raiva e frustradas pelo oque tem acontecido, e essa forma acaba sendo uma maneira de expressarem isso, de tentarem conseguir que alguma coisa mude por estarem cansados, não que essa seja a maneira certa que vá surtir resultados ou que a destruição de algo público,de um carro que provavelmente pertença a algum cidadão, quebrar as janelas de um banco, um ônibus vá ajudar algo a mudar, só gera um conflito maior entre eles e a polícia que para “dete-los” saem atirando balas de borracha e bombas de efeito moral em qualquer um, ferindo gente que nem tem nada aver com aquilo. Bem acho que o vandalismo não ajuda nada nas manifestações, e que existem outras formas de se conseguir o que deseja.

  23. O vídeo “Com Vandalismo” mostra as manifestações ocorridas em 2013 em Fortaleza e foca mais nos casos de vandalismo. Particularmente acho que o vandalismo e a depredação dos serviços públicos e privados são formas eficientes de lutar pelos direitos do povo, porque os políticos serão intimidados. Um estratégia manifestante que promove o vandalismo é o black bloc, no qual grupos anarquistas protestam e destroem propriedades, com o objetivo de chamar a atenção para suas causas. Também acho que os políticos não deveriam usar serviços privados, apenas públicos, de maneira que para o seu bem-estar (e das outras pessoas) invista em hospitais, educação, etc.

  24. Bem,podemos perceber no vídeo,a grande distorção de imagem que a mídia anda fazendo em cima das manifestações.Sim,existem muitos vândalos nas manifestações,mas a maioria deles são “infiltrados”por assim dizer,eles estão ali pra causar tumulto e confusão com a polícia.Os manifestantes,em sua grande maioria,são pacíficos e só estão ali pedindo pelos seus direitos e não querem nenhum tipo de envolvimento violento com a polícia.Podemos ver também,que alguns vândalos são simplesmente criminosos que estão ali para furtar alguma loja ou algo do gênero.O que a mídia não pode fazer e está fazendo,é generalizar todos os manifestantes como vândalos,enquanto boa parte deles são pacíficos e tranqüilos.

  25. “O Gigante Acordou!” Essa é uma das frases com grande circulação nas últimas semanas. É preciso, porém, refletir um pouco, e perguntar: “Quem é o Gigante?”, “Por quem ele é controlado? “ e “Quem se apropria daquilo que ele produz?”. Essa espécie de apelo pode ser classificada como uma “faca de dois gumes”: o conceito de “nação” pode servir tanto para unir todos na luta contra a opressão quanto para mascarar todas as desigualdades que existem em nosso país. De certa forma, pode até mesmo, inconscientemente, mascarar as os esforços feitos por décadas para tentar mudar essa sociedade.

    Uma singularidade do Brasil foi, porém, que nossa presidente da República assumiu uma postura completamente diferente de outros governantes diante de revoltas similares. Um exemplo são os ditadores árabes, que reagiram com a intensificação dos trabalhos das tropas de contensão dos manifestos. Dilma, no dia 21 de Junho, em um de seus pronunciamentos sobre os protestos falou, porém: “Eles mostram a força de nossa democracia”. Depois de três dias, outros dois importantes fatos ocorreram: primeiro, a reunião com os membros dos movimentos que iniciaram os protestos; em seguida, recebeu governadores e prefeitos, para propor pactos pela Educação, Saúde, Mobilidade Urbana e Responsabilidade Fiscal, defendendo também a decisão da população sobre a convocação de uma Assembléia Constituinte, encarregada de reformar o sistema político.

    As lutas estão baseadas na tentativa de mudar o cenário do país (principalmente no diz respeito às desigualdades econômicas), e com razão. São Paulo tem a maior frota de helicópteros civis do planeta (mais de 500, à frente de Nova York e Tóquio), enquanto 6 milhões de pessoas chacoalham, às vezes três ou mais horas por dia, em ônibus lotados, sujos e desconfortáveis. O Brasil, que ocupa o 85ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano, com ferrovias sucateadas, é o segundo do mundo, em número de jatos executivos. Segundo alguns manifestantes a questão não é, porém, “democratizar” o padrão atual de consumo, mas recriar a lógica da produção e da distribuição das riquezas.

  26. OS PROTESTOS EM TODO BRASIL E TAMBÉM EM FORTALEZA FOI UM GRITO DE ALERTA DO POVO BRASILEIRO CONTRA O GOVERNO. O POVO NÃO FOI AS RUASPELOS R$0,20 CENTAVOS DE AUMENTO DAS PASSAGENS E SIM CONTRA A FALTA DE SAÚDE, EDUCAÇÃO , MORADIA, EMPREGO E PRINCIPALMENTE CONTRA A CORRUPÇÃO. O GIGANTE ACORDOU. PENA QUE OS VANDALOS, ALGUNS DELES SEM NOÇÃO E PELA SIMPLES VIOLÊNCIA OUTROS POR REVOLTA E MUITOS PAGOS PELOS PRÓPRIOS POLÍTICOS TENHAM TIRADO O BRILHO DO MOMENTO HISTÓRICO DO NOSSO PAÍS. FALTOU AO MOVIMENTO LIDERANÇA. ACHO QUE O GOVERNO ENTENDEU O RECADO. O POVO TÁ CANSADO DE TANTA SAFADEZA SE TEM DINHEIRO PRA CONSTRUIR ESTÁDIOS PARA COPA TEM QUE TER PARA CONSTRUIR ESCOLAS, HOSPITAIS, ESTRADAS, MELHORAR O TRANSPORTE PÚBLICO E TUDO MAIS NESSSE PAÍS.

  27. As manifestações serviram como um modo da população mostrar o que o povo está precisando e mostrar também para o governo que o povo tem voz, e que está lá para lutar pelos seus direitos. E que não adianta tentar ”passar a perna” no povo, pois eles estão prestando atenção no que os governos estão fazendo, não só com Fortaleza mais também com a nossa pátria amada, o nosso Brasil.
    Logo no começo das manifestações, percebemos a presença de um povo lutador que está lá para protestar amistosamente contra o governo e impor as necessidades da população. Percebemos a presença de um grande número de manifestantes, aproximadamente 80 mil pessoas.
    Essas manifestações fizeram com que os políticos, em geral, parassem para pensar, racionar e votarem causas bastantes atrasadas no congresso, causas relacionadas com o povo brasileiro e suas necessidades.
    Isso foi tão impactante, que se tornou uma causa não só NACIONAL, mas muito maior e muito mais influente, pois se tornou uma causa INTERNACIONAL. Muitos brasileiros que estavam em diversos países do mundo se juntaram com estrangeiros e fizeram pequenas manifestações lutando mesmas causas das daqui.
    NA MINHA OPINIÃO, o que impactou negativamente para o país foi a questão dos vândalos, pois havia um povo protestando pacificamente e veio uma minoria de baderneiros que acabaram provocando depredações no patrimônio público e criando lamentosamente uma grande desordem e confusão. O que mais me deixou impressionada, foi que, enquanto muitos manifestantes protestavam com dignidade, os vândalos agiam desordeiramente. Verificamos que muitos manifestantes se revoltavam e tentavam impedir as ações dos vândalos. Uma frase bastante marcante foi: “Vandalismo é o que o governo faz”.
    Ao final do vídeo percebe- se que as principais causas e necessidades da população é: SEGURANÇA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, O PREÇO DA PASSAGEM, CORRUPÇÃO, PRIVATIZAÇÃO e TRANSPORTE.

  28. A forma como a tão criticada mídia mostrou os protestos foi sim, diferente do que se vê nessa produção. Isso porque não foi de forma tão clara nem tão próximo, principalmente com relação às ações dos manifestantes que vandalizavam. Realmente não foi certo o que essas pessoas fizeram, entretanto isso não é motivo para esta mídia usar uma série de adjetivos como “baderneiros”, “arruaceiros” e até mesmo “vândalos” para substituir “manifestantes”. Afinal, de uma forma ou de outra, essas pessoas estão se manifestando, entretanto, estão fazendo isso de uma maneira diferente, como se não tivessem mais esperanças. E o motivo dessa falta de esperança é muito mais difícil de identificar do que os próprios manifestantes envolvidos, já que depende de pessoa pra pessoa.

  29. Em minha opinião mesmo sendo contra as atitudes dos protestantes “baderneiros” como a mídia chama, acho que os protestantes mais radicais estão longe de não terem motivos de considerarem a ideia de depredar propriedade pública e agredir “sem motivo” policiais. Mas mesmo assim acredito que esses ataques estão longe de passar a mensagem do protesto e a ser uma forma de se defender as investidas policiais, servindo apenas como bode expiatório da mídia assim escondendo a real razão do protesto, já que no Brasil emissoras como a rede globo são muito influentes no Brasil sendo esse um dos motivos do protesto que “por algum motivo” é muito ignorado pela mesma.
    Nessas reportagens feitas pela globo é utilizado muitos artifícios para disfarçar os casos de agressão por parte dos policiais como distorcer a ordem que os fatos são apresentados e generalizar os “baderneiros” como protestantes sem motivo, além de dar maior foco a os mesmos do que aos protestantes pacífico. Mas mesmo a globo ter mostrado que seu poder de influencia esta “muito além do cidadão Kane” a opinião publica esta em boa parte contra a globo.

  30. Hoje em dia, o nosso país tem muito a oferecer, por estes heróis que estão se esforçando, e lutando pelos direitos humanos brasileiros.
    Realmente tem uma divisão, as dos vândalos, e a dos verdadeiros manifestantes. Agora o Brasil abriu o olho e estava até agora lutando pelos nossos direitos. E mostrando que realmente podemos lutar, e que no final dê algo resultante. Precisamos abrir o olho.
    No mito, “A caverna” de Platão, ele sita uma ilusão, hoje o que vivemos é uma grande ilusão, como “Big brother”, novelas ou até mesmo a “Copa das Confederações. Algo criado por nossos governantes para nos ficarmos “cegos”para o que está acontecendo em nosso sistema.

  31. Eu acho que essas manifestações que vem ocorrendo constantemente no Brasil é uma forma correta do povo exigir seus direitos,porém, com a infiltração de vândalos que se aproveitam disso para roubar lojas e destruir patrimônios públicos, as manifestações em geral,acabam criando um caos, principalmente na imagem do país.
    Algumas pessoas até irão falar que os policiais estão agindo de forma errada mas,eles não estão fazendo isso por maldade e sim estão seguindo ordens do governo.
    Concluindo, o ato de se manifestar é uma coisa certíssima a se fazer, porém, criar conflitos e destruição não é manifestação,e sim, baderna.

  32. O vídeo mostra como o povo revolucionou e não foi só pelos vinte centavos e sim por todos os problemas que foram causados pela escolha que eles consideram certa, mais essas escolhas para eles tão esta afetando nada para eles mas pra o povo que é quem sofre as consequências dessas escolhas é quem paga o salário deles, porque é o povo que constrói esse país. A minoria dos manifestantes eram vândalos tanto que no vídeo em um manifesto manifestantes pacíficos estavam discutindo com vândalos, como em um outro trecho do vídeo um ônibus que estava indo para a arena castelão e detido por manifestantes e alguns vândalos apedrejam o ônibus, já em outra situação parte de manisfestantes são detidos e entram em um ônibus que os levam para o 13° distrito e um policial aceita que um possa falar com os produtores desse documentário e os policiais nessa situação reagiram simpaticamente.Para mim os melhores foram aqueles que ajudaram os que precisavam, na minha opinião o povo de todo o mundo deve continuar fazendo protestos para representar seu poder.

  33. concordo com os protestos de forma pacifica, mais fazer vandalismo e confronto com policia é coisa que ninguém deveria fazer, somos um pais que pode ter alguns problemas como corrupção e tudo mais, mais também somos civilizados, e as pessoas que tem motivo para sair as ruas pra protestar não são vândalos e sim pessoas totalmente pacificas e civilizadas, esses são os protestantes. essa é minha opinião.

  34. Concordo com a Duda, os vândalos “acabam” com os protestos pacíficos. Se quer protestar, pode protestar mas sem destruir os patrimônios públicos, que como a palavra diz, é público, então é de todos e não só deles (vândalos) em particular. Se eles acham que destruindo as coisas que estão em volta deles vai resolver tudo, estão muito enganados, pois não é quebrando que se resolve algo e sim conversando.
    Algumas pessoas vão para esses protestos para reivindicar seus direitos de cidadãos, que não tão sendo compridos pelos políticos, mas outras não, outras vão só para fazer ‘baderna’. O povo tem que fazer protestos pacíficos, para dar exemplo para os políticos que são corruptos e para aqueles que não tão cumprindo o que prometeram. É assim que todos, tanto o povo quanto os políticos vão chegar no melhor acordo para o Brasil.

  35. Ao ver o vídeo ficou bem claro que a mídia censurou muita coisa e manipulou de forma que o foco ficasse apenas nos vândalos e também não mostrou muito o que acontecia dentro das manifestações.
    Com esse vídeo que o cara fez mostrou e esclareceu, mas a situação do que acontecia dentro das manifestações como: que sempre houve divisões de ideias,mostrou que a polícia não e tão inocente.
    Ver o povo brasileiro lutando contra as injustiças foi muito bonito mesmo com tantas barreiras e no CEARÁ foi muito brutal a opressão da polícia e a opinião dos entrevistados tem toda razão.

  36. As manifestações nas ruas de todo Brasil começaram pacificamente. Todos caminhando e protestando para um bem. Mas, também existiam os vândalos. Em minha opinião, essas pessoas só queriam ir as ruas somente para brigar. Para eles pouco importava sobre as manifestações no Brasil. Mas, destruir a própria cidade também não solucionará os problemas.

  37. Nas manifestasções a midia fazia parecer que todos que participavam eram vândalos mais só e minoria eram vãndalos a maioria eram pacifistas mais a policia atacava de qualquer jeito e a midia não mostrava isso so mostrava que a gente destruindo coisas alheias mais quando a policia atacavam pacifistas o que a tv mostrava? NOVELA, para fazer as pessoas que não estavam nas manifestações que só fazemos algo errado, para pensarem que nós somos os vândalos,mais os vândalos são os politicos que fazem a maior roubalheira no Brasil,fazendo estádios em vez de hospitais enquanto tem gente morrendo nas filas,gente gravida esperando no chão,escolas publcas sem livro e nem comida nas cantinas,e depois de tudo isso somos os vândalos, só estamos tentando conseguir nossos direitos, em 2013 n somos vândalos mais em 2014 seremos eleitores e depois eles saberão porque não foram eleitos!

  38. Este vídeo mostra cada mensagem a cada dia sobre esses 4 dias de manifestações em Fortaleza- CE, os políticos roubando nosso dinheiro e a gente não recebe nada em troca, sem investir em uma boa educação, garantir o direito dos trabalhadores, muita gente morrendo de fome e aliás usaram bastante dinheiro por causa da copa das confederações e para apenas deixar os estádios de futebol bonitos, fizeram isso sem pensar na saúde e na educação do povo, pois foi pra isso que surgiu esses 4 dias de manifestações para todas essas pessoas lutarem pelos seus direitos como trabalhador ou cidadão, lutar pelo o que é NOSSO!!!. mais nesses protestos surgiram os vândalos que são rebeldes, que acabam com os protestos e fazem bastante violência representando um modo sujo em nosso país; essas manifestações devem ser resolvidas de modo que não aja violência uma luta justa pelos direitos das pessoas e para não no rebaixarmos aos exemplos do políticos corruptos, q roubam o nosso dinheiro mentindo para O POVO, sem recebermos nada em troca, sem uma boa educação e saúde.

  39. “Governo investiu onde
    Político só se esconde”.
    Em junho de 2013, assim como nos eventos do Egito a da Turquia, o Brasil entrou em um dos momentos mais marcantes de sua história. AS MANIFESTAÇÕES. O que começou com uma pequena manifestação com o objetivo de diminuir o preço da passagem dos ônibus terminou com uma manifestação no país inteiro a respeito de tudo que aconteceu e acontece no Brasil. Manifestações consideradas ruins pelos olhos dos políticos por terem medo do poder do povo brasileiro. Manifestações que infelizmente as vezes são invadidas por vândalos e deixam de ser pacificas, e por conta de acontecimentos assim pessoas acham que sao ruins. Manifestações nao são ruins, certas pessoas que as tornam ruins.

  40. O estopim que fez a população ir para as ruas foi o aumento do preço das passagens de ônibus, mas este foi apenas o motivo inicial, pois a partir do momento em que as manifestações ganharam força, a população percebeu que era hora de expressar a sua insatisfação com os governantes e exigir uma melhor aplicação dos impostos arrecadados para as áreas de saúde e educação. Infelizmente alguns vândalos prejudicaram as manifestações, que eram atos pacíficos, e acabaram vivenciado momentos de extrema violência e quebra-quebra.

  41. Depois de assistir ao vídeo ” Com Vandalismo”, eu percebi que as manifestações que aconteceram em junho e julho deste ano, ao contrário do que disse a mídia, foram manifestações democráticas que reuniram milhares de pessoas nas ruas através das redes sociais com o objetivo de reinvidicar os direitos do povo brasileiro e acabar com a corrupção, melhorias na área da saúde, educação e outros temas.Aconteceram diferentes reivindicações, cada uma com gritos de ordem e protesto.O problema foi que, no meio das manifestações, foram se infiltrando alguns vândalos que, com a oportunidade, causaram baderna e vários problemas que a mídia intensificou(com o tempo, alguns desses vândalos viraram pacifistas e alguns pacifistas viraram vândalos). Eu notei também a grande represão da polícia que, algumas vezes, até causava a morte de uma pessoa pelo excesso de atitude, revoltando ainda mais os manifestantes.Como conclusão, eu acho que as manifestações foram feitas com razão e que elas podem fazer uma grande diferença em nosso país que, infelizmente, ainda tem muitos problemas sociais e corrupção,como também acho que nós nunca devemos olhar por apenas um lado da história que, muitas vezes, vem da mídia.

  42. Podemos escolher dois pontos de vistas quando falamos da divisão entre manifestantes pacíficos e vândalos. Podemos afirmar que as coisas realmente são assim como mostradas pela mídia, onde vândalos são pessoas sem motivações políticas que depredam patrimônio público, carros de veículos de comunicação e atacam a polícia com o simples objetivo de estabelecer o caos, uma minoria infiltrada, baderneiros, bandidos ou podemos acreditar que tudo não passa de uma conspiração contra a população e que para as manifestações surtirem efeito a presença dos vândalos é necessária e tudo que eles fazem é pelo bem comum. Particularmente acredito que existem erros nas duas perspectivas, pois não podemos afirmar que aquelas pessoas estão ali para nada além de gerar o caos e entrar na folia, no entanto existem meios saudáveis de alcançar aquilo que se procura, como protestos pacíficos que não envolvam violência, pois para mim não é justo depredar um prédio histórico ou o carro de um trabalhador que por coincidência se encontra perto da região da manifestação, não é necessário invadir uma concessionária e quebrar um carro zero, ou destruir a vidraça de um banco de rua. Todo cidadão tem sim o direito de se manifestar e motivos e razões com certeza o povo brasileiro tem, mas se o cidadão brasileiro busca melhores condições, uma cidade mais limpa, mais estruturada,melhores transportes públicos, mais segurança por que depredar por exemplo um ônibus ? É uma atitude ilógica. Não é justificável também impedir por exemplo a passagem de torcedores brasileiros para o estádio como aconteceu no jogo entre Brasil e México, os manifestantes (uma parcela deles) agem como se o mundo estivesse contra eles, mas muitos estão do mesmo lado lutando por um país melhor, tentam justificar atos como pichações em patrimônio públicos e particulares por conta dos problemas que a sociedade vem enfrenando, é justo que uma pessoa do povo tenham sua casas pichadas por conta do que o governo vem fazendo? Durante as manifestações chegamos a escutar frases como “estamos aqui para brigar com eles (polícia)”, “estou fazendo do jeito que acho certo”, “não existe revolução sem briga”, “sem moralismo” o que mostra um radicalismo desmedido.

  43. Achei o vídeo muito interessante, pois mostra a revolta e a luta por um direito, ou pelos direitos de um povo, direitos de uma população. O Brasil até agora viveu uma grande injustiça em silêncio, com uma verdadeira máscara falsa de organização. Mas como muitos outros brasileiros dizem, o gigante acordou, o povo está se manifestando. Com razão, os brasileiros lutam para viverem em um país de verdade, um país em que os direitos do povo devem ser cumpridos.
    Acho muito importante essa iniciativa da população, com manifestações pacíficas, mas o problema é que dentre esse povo que quer a paz existem outros que também querem uma revolução, porém lutam de maneira errada. Essas pessoas chamam-se vândalos e acho que eles agem de forma errada, acabando com a luta dos verdadeiros manifestantes. Por isso, não concordo com essas pessoas que destroem patrimônios públicos e instituições como meio de demonstrar sua revolta, mas também penso que a polícia deve se conscientizar que também há pessoas pacíficas nesses movimentos ,e antes de agir sem razão, contra estas pessoas que estão lutando de forma justa e correta por seus direitos, eles deveriam pensar em como agirão, pois não podem simplesmente atacar os inocentes.
    Porém, por trás de tudo isso, é que está o grande e maior problema, O GOVERNO, que gasta o dinheiro dos impostos, que TODOS os trabalhadores suam a camisa para pagar, com tudo menos os direitos como educação, saúde, lazer… ( e muito mais) para nossas crianças, jovens, adultos e idosos, sem ou com boa condição de vida, pois nessa realidade de hoje, o sofrimento é de todos os brasileiros que tiveram seus direitos retirados,sejam trabalhadores, estudantes ou aposentados, que sofreram ou sofrem de desigualdades sociais. E o que eu acho mais decepcionante, é o sofrimento que pode ser visto por toda a “sociedade” ( se é que ainda podemos chamar assim) brasileira, que não tem a liberdade de viver com os direitos adquiridos, ou pior, que passam por necessidades que têm de ser saciadas com um pedaço de pão seco, porque não tem outro jeito. Queremos mudar essa realidade e vamos mudá-la, porém de maneira correta, consciente e justa.
    Não é por isso que terei vergonha de ser brasileira, muito pelo contrário, eu sou brasileira com muito orgulho e com muito amor, por isso quero ajudar a mudar meu país!

  44. Em minha opinião as manifestações no Brasil foram algo que realmente devia ter começado há muito tempo, pois o povo deve se revoltar contra um sistema político injusto e corrupto (o que é a atual situação no Brasil), porém pessoas como os vândalos estragam o protesto, pois embora uma manifestação deva ser de certa forma “violenta” não é preciso destruir propriedade pública para reivindicar uma reforma política.
    Já no caso da resistência e agressividade dos manifestantes aos policiais isso foi totalmente justo, pois os manifestantes simplesmente resistiram e revidaram à ação agressiva policial (muitas vezes atirando gás lacrimogêneo e balas de borracha sem necessidade).

  45. Para mim os manifestantes querem o melhor para o pais só queriam que o Brasil ficasse melhor porque eles (governo federal e esatadual) gastam dinheiro em copa mas na saúde e no aprendizado eles não se em importam . Também os vândalos que aproveitam e saqueiam as lojas ,isso é um absurdo!!!!! O país deve melhorar !!!

  46. Na minha opinião esse vídeo mostra como a visão de quem chama as pessoas que quebram vidraças , jogam pedras ,picham e destroem placas e carros para usar como barreiras para se proteger das balas de borracha que são atiradas nos manifestantes ,e isso mostra um aspecto muito destacado no vídeo que os verdadeiros vândalos são os policiais que chegam atirando ou os políticos que roubam nosso dinheiro e o utilizam para a reforma de estádios para a copa do mundo.
    É muito visível a mudança de opinião do povo quando a frase “sem vandalismo” passa a ser “sem moralismo” acho que do jeito que a policia chega toda armada só esperando pra atirar assim não é mais possível que a já uma manifestação pacifica.

  47. Mateus Franco,

    Os protestos tem motivo, pois o governo precisa melhorar a cidade, melhorar a segurança, melhorar o transporte público.

  48. esta reportagem fala sobre as revoluções ocorridas em fortaleza, e mostra como os policiais na primeira oportunidade que tiveram, atiram nos manifestantes sem exitar
    muitos manifestantes pacíficos e torcedores que estavam indo assistir os jogos foram atingidos injustamente por estes policiais irresponsáveis.
    uma manifestação totalmente pacifica não da em nada, pois não incomoda, de certa forma, os políticos.

  49. O Brasil, entre outros países, teve ultimamente várias manifestações por motivos diferentes e pedindo principalmente: Maior educação, saúde, segurança, menos pobreza, entre outros. Eles começaram pacíficos atrás de seus direitos, sofreram ataques de policiais e vândalos. Foram questionar, “tirar a máscara falsa do governo”, vários vândalos foram entregues pelos próprios manifestantes.
    Quem fez esse documentário queria fazer exatamente isso: Diferenciar os manifestantes de vândalos, e conseguiu. O vândalos são aqueles que destroem patrimônios e bens só para provocar o caos, enquanto que os manifestantes vão simplesmente para pedir que seus direitos sejam cumpridos.

  50. “Vem pra rua” “O gigante acordou” “verás que um filho teu não foge à luta”! Essa frases ficaram conhecidas nos últimos protestos, em que o povo brasileiro já não aguentava mais toda essa roubalheira, e essas coisas que vem acontecendo no Brasil! As pessoas, á partir das redes sociais, organizaram protestos, e foram pra rua, para lutar pelos seus direitos. Aconteceram vários protestos diferentes, com varia reivindicações diferentes, como por exemplo:
    – o preço das passagens de ônibus (que foi como tudo começou)
    – a pec37
    -os direitos trabalhistas
    -a insegurança
    -políticos
    -glbs
    Nesses protestos, também surgiram vários “vândalos”, que NA MINHA OPNIÃO, “acabam” com os protestos, pois destruir tudo, não é o objetivo das reivindicações, o povo tem que lutar de uma forma JUSTA, para pelo menos assim dar exemplos para o políticos corruptos! Sair destruindo o próprio patrimônio público, e também os patrimônios privados, não vai resolver os problemas, e so vai vão estar fazendo bagunça! NA MINHA OPNIAO

  51. “Vem pra rua” “O gigante acordou” “verás que um filho teu não foge à luta”! Essa frases ficaram conhecidas nos últimos protestos, em que o povo brasileiro já não aguentava mais toda essa roubalheira, e essas coisas que vem acontecendo no Brasil! As pessoas, á partir das redes sociais, organizaram protestos, e foram pra rua, para lutar pelos seus direitos. Aconteceram vários protestos diferentes, com varia reivindicações diferentes, como por exemplo:
    – o preço das passagens de ônibus (que foi como tudo começou)
    – a pec37
    -os direitos trabalhistas
    -a insegurança
    -políticos
    -glbs
    Nesses protestos, também surgiram vários “vândalos”, que NA MINHA OPNIÃO, “acabam” com os protestos, pois destruir tudo, não é o objetivo das reivindicações, o povo tem que lutar de uma forma JUSTA, para pelo menos assim dar exemplos para o políticos corruptos! Sair destruindo o próprio patrimônio público, e também os patrimônios privados, porque isso não vai resolver os problemas!

  52. -As manifestações são uma maneira de revolução. Elas procuram benefícios para sociedade para o bem comum, através delas o governo se sente pressionado a resolver os problemas no país. Na maioria das manifestações acontecem vandalismo, muita gente acha isso desnecessário, que poderiam ocorrer manifestações pacificas com pessoas lutando pelos seus direitos sem danificar o patrimônio público, porém existe também pessoas que acreditam que o país só conseguirá mudar se houver esse tipo de radicalismo. A população por meio das manifestações pretende melhorar o transporte publico, saúde, segurança, educação, e outros aspectos que beneficiariam a população em geral. Exemplos positivos que as manifestações fizeram acontecer foi:
    – A queda da Pec. 37
    – A popularidade da presidente ter baixado
    – passagens dos ônibus reduzidos
    Entre outros.
    Black Bloc é o nome dado a um grupo de manifestantes, na qual vão para as manifestações com máscaras e roupas negras, se reúnem com objetivo de protestar em manifestações anti-globalização e/ou anti-capitalistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s