45 comentários sobre “Tempos medievais – Idade Média

  1. A idade média, foi uma era que existiu graças as mudanças causadas pela queda do império romano. E mesmo sendo conhecida como uma época ruim, em muitos aspectos ela foi muito benéfica como por exemplo no aspecto artístico. O vídeo também da destaque ao império mussulmano, que no início era apenas vários grupos inimigos. Mas graças ao considerado profeta Maomé esses povos foram unificados em uma só potência que declarou guerra contra seus opositores, começando assim a chamada guerra santa. É importante destacar que o império mussulmano possuía um certo respeito a cultura de seus inimigos derrotados e não tentavam impor a deles.

  2. O vídeo é bem interessante, pois, fala sobre o império Romano, povos como os bascos e fala sobre o período medieval. Primeiramente, uma das informações importantes do vídeo foi o início da idade média que se deu após a queda do império Romano através de suas batalhas com os povos bascos. Também achei muito interessante a informação que comentava sobre o início do império árabe que segundo eles fundou o islamismo com sua crença sobre um deus chamado Ála e conquistou algumas cidades da região adquirindo muitos adeptos. A cultura dos povos árabes são preservados e utilizados até hoje. Outra informação que considerei importante foi a queda do império árabe para os turcos e que os Francos (faziam parte dos povos Bárbaros) formaram grandes reinos e se converteram para uma religião chamada de cristianismo. Por fim, uma última informação bem importânte foi sobre o feudalísmo. Esse sistema econômico se baseava na propriedade sobre a terra, pois, os senhores feudais (donos dos feudos) que tinha o domínio das terras. Também existia os servos que trabalhavam nas terras dos senhores feudais em troca de abrigo, alimentação, proteção, etc.

  3. A queda do império romano pelos povos babaros se deu pela situaçao do imperio romano, dividida pela crise chamou atençao dos barbaros e eles conseguiram derrubar o impetuoso imperio romano, após essa queda, se deu inicio a era medieval.
    Os francos, que faziam parte dos germanicos e barbaros construiram seu reino e bastante tempo depois surgiu o sistema do colonato e consequentemente o feudalismo.

  4. O vídeo também mostra o quão poderosa era a igreja cristã na idade média.A igreja influenciava diretamente nas decisões políticas e foi a responsável pela criação das cruzadas,expedições que tinham o objetivo de expulsar os muçulmanos de Jerusalém e reconquistar a terra santa.Os que participassem das cruzadas teriam seus pecados redimidos e poderiam alcançar o céu na vida após a morte.As cruzada possibilitaram o fim do feudalismo e o início de uma nova era comercial.

  5. O vídeo é bem interessante, pois fala de muitos fatos sobre a idade média. Eu achei muito interessante o fato de que os bárbaros faziam parte da sociedade romana, podendo fazer parte do exército ou até no comando dele. Bárbaros era o nome dado pelos romanos aos povos que não estavam dentro dos limites romanos, ou seja, os romanos se achavam superiores e mais civilizados em relação aos outros povos.
    O enfraquecimento do império romano facilitou as invasões bárbaras, e consequentemente sua queda, que deu início a era medieval.
    O início do império islâmico foi marcado pela conquista dos islâmicos ao Império Bizantino.
    Os Francos, que eram parte dos povos bárbaros germânicos construíram seu próprio reino após a queda de Roma. Muito tempo depois, o território foi dividido entre os três filhos do rei. Nesse período iniciou-se o colonato, sistema que deu origem ao Feudalismo. Nesse outro sistema, havia três classes: o clero, que eram membros da Igreja; a nobreza, que devia proteger o rei e ocupavam um lugar de prestígio; e os camponeses, que serviam ao clero e aos nobres e davam uma parcela do que produziam a eles em troca de terras e proteção.
    OBS: sem querer publiquei um comentário com o nome da Marília, pois o email dela estava gravado no meu celular.

  6. O vídeo é bem interessante, pois fala de muitos fatos sobre a idade média. Eu achei muito interessante o fato de que os bárbaros faziam parte da sociedade romana, podendo fazer parte do exército ou até no comando dele. Bárbaros era o nome dado pelos romanos aos povos que não estavam dentro dos limites romanos, ou seja, os romanos se achavam superiores e mais civilizados em relação aos outros povos.
    O enfraquecimento do império romano facilitou as invasões bárbaras, e consequentemente sua queda, que deu início a era medieval.
    O início do império islâmico foi marcado pela conquista dos islâmicos ao Império Bizantino.
    Os Francos, que eram parte dos povos bárbaros germânicos construíram seu próprio reino após a queda de Roma. Muito tempo depois, o território foi dividido entre os três filhos do rei. Nesse período iniciou-se o colonato, sistema que deu origem ao Feudalismo. Nesse outro sistema, havia três classes: o clero, que eram membros da Igreja; a nobreza, que devia proteger o rei e ocupavam um lugar de prestígio; e os camponeses, que serviam ao clero e aos nobres e davam uma parcela do que produziam a eles em troca de terras e proteção.

  7. primeiramente, gostei bastante do vídeo, pois ele apresenta informações, como: A queda do “super império”(Roma), e a influência da Constantenopla(em guerras e conquistas). E o fato de que os primeiros povos bárbaros a se aliarem aos cristãos e a adotar a sua religião foram os francos.
    Outro ponto que tambem chamou-me a atenção foi a construção do império árabe- com influência de Maomé- e o começo da guerra santa também com a influência do profeta islâmico.

  8. Uma informação que achei muito interessante foi que com a difusão do cristianismo, alguns romanos não aceitavam essa mudança e recusavam entrar no exercito, então, tiveram que substituir os romanos por alguns bárbaros, e assim, tinham conhecimento de todos os pontos frágeis dos romanos. Quando os Hunos invadiram a Germânia, fizeram com que os Germanos saíssem, e como escapatória, invadiram Roma. Além disso, gostei das citações das influencias que Constantinopla exercia.
    O vídeo ressalta a construção do império árabe inspirado principalmente por Maomé,considerado o profeta que deu início a guerra santa,um combate que tinha como objetivo, atingir os que não reconheciam Alá como o deus de tudo.Além disso,o vídeo também mostra as heranças deixadas pelos árabes para as outras gerações, esses componentes são principalmente a arquitetura e algumas obras literárias.

  9. Nesse vídeo, você pode perceber que possui informações muito interessantes a respeito da idade média e também da sociedade romana.Uma das informações que eu achei bastante interessante foi a de que alguns bárbaros viviam dentro da sociedade romana, não estando na posição de escravos e que eles podiam participar do exército romano e até mesmo ocuparem postos de comando dentro do mesmo. Também gostei bastante das informações que falam sobre a cultura do povo romano. O video mostra o inicio da idade media com a queda do imperio Romano e a conquista de Constantionopla pelos Turcos. Constantinopla foi erguida num ponto onde quem conquista se ficaria com o controle de acesso e econômico da Europa Oriental.
    A idade media foi dividida em 3 partes: alta,central e baixa.O vídeo também fala sobre a construção do império árabe, “construído” por Maomé, que deu inicio a guerra santa. Turcos foram um povo muito importante também na Idade Média, foram eles que deram o fim no império Islâmico.
    Quando falamos desse período, não podemos deixar de falar sobre os Francos. Eles ocupavam a Gália(onde atualmente se encontra a França).

  10. .
    Os povos responsáveis pela queda eram genericamente chamados de bárbaros pelos romanos devido a seu egocentrismo, característica romana tão marcante que talvez tenha sido um dos principais fatores para a queda de tal império pelas mãos “barbaras”.
    As invasões bárbaras ocorreram principalmente devido ao enfraquecimento do império que estava dividido e em crise, chamando a atenção dos povos bárbaros que foram postos em pax romana e consequentemente derrubaram o grandioso império.
    Com queda do império romano, teve início a era medieval
    O Império Bizantino, (separação do império Romano) sobreviveu até o final da idade média, quando ela foi tomada pelos Islâmicos, marcando o inicio Império Islâmico.
    Quando enfraquecido o império caiu para os Turcos.
    Mas antes disso, os Francos ( que eram parte dos povos Bárbaros Germânicos) construíram após a queda de Roma, seu próprio reino. Depois de muito tempo, o território foi dividido entre os três filhos do rei e nesse período temos o começo do colonato, o sistema que deu início ao Feudalismo que durou por toda a idade média.

  11. Achei o video bem interessante, pois mostra vários aspectos da idade média e da sociedade romana. Achei bem interessante que na sociedade romana haviam bárbaros, que não eram escravos, que faziam parte do exército. Achei legal as informações sobre a formação do império árabe, criado por Maomé, que deu início a uma guerra santa. O video tambem mostra a importância dos árabes para gerações futuras. Outra informação interessante é que os francos foram os primeiros bárbaros a se converterem ao cristianismo, graças ao seu rei Clóvis. Outra informação interessante é que o feudalismo se divide em 3 classes: o clero (membros da igreja), a nobreza e os camponeses.

  12. Roma caiu no ano de 476, sendo derrotada pelos povos bárbaros, esse marco da queda de Roma deu origem ao inicio aos tempos medievais. Os bárbaros eram os povos que viviam fora dos limites de Roma e que não falavam a língua latina. Os povos bárbaros eram divididos em três grupos principais: Os germanos, os eslavos e os tártaro-mongóis. Com a invasão dos hunos, os germanos foram expulsos de suas terras, e vendo que o império romano estava enfraquecidos eles resolveram atacar Roma e conquista-la, e eles conseguiram, dando origem a idade média que é dividida em três eras: A alta idade média (séculos V a X), a idade média central (séculos X a XIII) e a baixa idade média (séculos XIV a XV).
    Constantinopla era uma cidade muito poderosa no oriente medieval, sendo a capital do império bizantino, a cidade era localizada em um ponto estratégico, que era um ponto de rota comercial entre o oriente e o ocidente. Logo o império bizantino se tornou muito rico e a sociedade que vivia lá tinha uma qualidade de vida melhor que as utras sociedades medievais. Mas como roma o império bizantino enfraqueceu e foi tomado pelos turcos atamanos. Outros povos que dominavam o oriente nessa época eram os povos árabes, mas eles viviam em tribos separadas, que eram politeístas e lutavam entre si, até que Maomé que é considerado o profeta do islamismo fundou a nova religião que tinha um único deus: Alá, e unificou as tribos formando o império árabe. mas esse império também não durou muito tempo, pois os turcos atacaram o império no século XIV.
    No ocidente medieval os francos que eram uma tribo bárbara germânica deram origem ao império merovíngio, e anos depois com a coroação de Pepino, o império merovíngio se tornou o império carolíngio e depois ele foi dividido entre os três filho de Luiz o piedoso, dando origem ao feudalismo, e dentro do feudalismo surgiu o colonato, que consisti em o camponês ficar na sua terra arrendada até a sua morte, nessa época a vida urbana foi quase que totalmente substituída pela vida no campo, com finalidade de fazer com que a agricultura se tornasse a única atividade econômica. E nessa época surgiu os feudos que eram divididos em três camadas principais: O clero, os nobres, e os camponeses
    O cristianismo também obteve grande influencia na era medieval, e realizou as cruzadas com o intuito de aumentar o domínio cristão. As cruzadas também serviram para reconquistar Jerusalém, que em fora tomada pelos turcos. Os cristãos conseguiram tomar jerusalém de volta em 1099, mas em 1187 foi tomada pelos islâmicos. Mas as cruzadas fizeram que o mar mediterrâneo fosse reaberto, que contribuiu para o fim do feudalismo e dando início a era do comercial e as cidades começam a ressurgir e se entra na baixa idade média.

  13. O vídeo começa falando sobre os povos bárbaros, que eram povos que moravam fora dos limites de Roma e que não falavam latim. Durante muito tempo, os romanos e esses povos conviviam pacificamente mas então, os hunos(povo bárbaro) invadiram as terras dos germânicos(outro povo bárbaro). Assim, a única terra que os germânicos poderiam ocupar era a romana, pois eles precisavam de terras para produzirem agricultura e como alguns germânicos substituíam poucos romanos no exército, esse povo sabia da crise de fragilidade política pela qual roma estava passando e que aquele era o momento certo para atacar. Sendo assim, os germânicos invadiram roma e a partir daí começou o período que os historiadores chamam de Idade Média. O vídeo também explica que o império Bizantino, a parte oriental do império romano, cuja capital era Constantinopla, foi um dos impérios mais ricos da história porque ficava em uma importante rota de comércio. Por causa disso, Constantinopla foi uma da cidades que mais cresceu politicamente e economicamente de roma. Outro grande e importante império foi o império Islâmico. Esse império foi fundado por Maomé através da unificação dos árabes. Esse foi um dos impérios mais sucedidos da história e o seu povo desenvolveu diversas áreas da matemática e da ciência e algumas são utilizadas até os dias de hoje. No entanto, o império árabe foi derrotado pelos turcos otomanos. Um importante povo bárbaro de que o vídeo falou foi o povo franco. Esse povo passou por duas dinastias: a merovíngia, em que seu principal rei foi Clóvis e a carolíngia, cujo nome foi criado em homenagem ao seu principal rei, Carlos Magno, que conseguiu conquistar um grande império. Em consequência das invasões germânicas no império romano, os grandes senhores romanos se mudaram da cidade para o campo, onde instauraram a prática do colonato. Essa prática consistia em oferecer um lote de terra com abrigo e comida a um camponês e em troca este teria que produzir ali para toda a eternidade, trabalhando como um escravo. Foi aí que nasceu o sistema de feudalismo, onde foram criados os feudos. Os feudos eram divididos em duas partes: a casa da família do senhor feudal e o campo onde trabalhava o servo. Existiam três classes sociais: o clero( a mais importante), a nobreza e os servos.

  14. O período medieval teve inicio com a dominação e queda do Império Romano(do ocidente) pelos povos bárbaros (Francos, germanos, hunos etc…). O período medieval é dividido em três idades: Alta Idade Média, Idade Média central e Baixa Idade Média.
    Alta Idade Média : Foi o inicio do período medieval, o inicio da dinastia carolíngia (decendentes dos francos) , o surgimento de varios reinos e a dominação de costantinopla pelos herdeiros de Maomé.
    Idade Média central: inicio dos sistemas feudalismo e senhoralismo (baseados no sistema de colonato), o fim da dinastia carolíngia e o inicio das cruzadas para conquistar jerusalem e a palestina dos arabes.
    Baixa Idade Média: o fim do período medieval, a peste negra mata mais de um terço da população da Europa, idade das trevas acontece e marca o inicio da renacencia.

  15. Gostei bastante do vídeo pois ele possui informações muito interessantes a respeito da idade média e também da sociedade romana.
    Uma informação que eu considerei bastante interessante foi a de que alguns bárbaros viviam dentro da sociedade romana(sem estarem na posição de escravos) e que eles podiam participar do exército romano e até mesmo ocuparem postos de comando dentro do mesmo.Também gostei bastante das informações que falam sobre a cultura,as conquistas e a influência da Constantinopla.
    O vídeo também fala sobre a construção do império árabe,”construído” por Maomé,considerado o profeta para o Islamismo e que também deu início a guerra santa,um combate que tinha como alvos os que não reconheciam Alá como o único deus.O vídeo também cita a herança deixada pelos árabes para as futuras gerações.Alguns componentes dessa herança são:a arquitetura,algumas obras literárias (ex: As mil e uma noites),a álgebra,a geometria e a trigonometria,a ciência da ótica e algumas substâncias químicas.O império árabe teve fim com a conquista de Bagdá e dos territórios árabes pelos turcos e com a expulsão dos mouros da península Ibérica no século XIV.
    Os francos foram os primeiro povos bárbaros a se aliarem com os cristãos e a adotarem o cristianismo como sua religião.Isso aconteceu pois Clóvis,rei do francos, se converteu ao cristianismo.Carlos Magno,da dinastia Carolíngia,foi um dos principais conquistadores dos francos,ele conquistou grande parte da Europa central e parte da Itália.
    O feudalismo surgiu no século X.A divisão de classes do feudalismo é baseada em 3 diferentes classes: o clero(membros da igreja),a nobreza(tinham a função de proteger o rei.Eles ocupavam lugar de prestígio) e os camponeses (eles serviam ao clero e aos nobres e davam parte do que produziam aos mesmos em troca das terras e da proteção).

  16. A idade média ou tempos medievais teve seu início após a queda de Roma que foi proporcionada pelas diversas tribos bárbaras que levaram o império à ruína, os principais povos eram os germânicos (francos, godos, anglo-saxões, etc.), os eslavos (russos, tchecos e poloneses) e os tártaro-mongóis (hunos e turcos) todos esses povos almejavam as riquezas e as terras de Roma e alguns deles como os hunos eram bastante poderosos, além disso, esses invasores enquanto não tomavam Roma invadiam e conquistavam as terras próximas (no caso dos hunos, Gália foi tomada e eles começaram a cobrar tributos da população).
    Porém alguns povos bárbaros viviam nas terras de Roma e outros até mesmo faziam parte do exército já que com a chegada do cristianismo o número de homens que se ingressavam no exército caiu, dessa forma é possível observar que a relação entre os romanos e os bárbaros nem sempre era hostil.
    Devido a essa relação próxima que alguns povos bárbaros possuíam (principalmente os germânicos) eles sabiam que o império havia enfraquecido e então quando os hunos tomaram boa parte da Germânia os germânicos partiram para o ataque já que eles estavam sem terras para cultivar e necessitavam de riquezas. Então podemos ver que os germânicos não invadiram Roma por uma simples questão de querer invadir, mas pela questão de necessitar invadir devido ao bem do povo.
    Já na parte oriental do império (império bizantino) que sobreviveu mais que o ocidente, o auge dessa civilização foi durante o governo de Justiniano que derrotou invasores e estabeleceu a paz, esse período é marcado por uma certa ascensão da parte oriental do império, além disso Justiniano trouxe diversas leis que fizeram essa sociedade prosperar ainda mais, mas depois da morte de seu maior imperador o império entrou em declínio e acabou tomado pelos turcos otomanos.
    Outra grande civilização medieval foi a sociedade mulçumana, que teve seu início quando o profeta Maomé fundou o islamismo e depois de reunir grande número de seguidores provocou diversas guerras religiosas chamadas de guerras santas, Maomé foi um grande conquistador e com o poder de sua religião ele uniu os povos árabes e os fez viver em paz, essa grande sociedade unida prosperou e desenvolveu muitas obras literárias, conceitos matemático etc. o que mostra como esses povos são importantes atualmente e nos faz pensar como seria a nossa vida sem eles. Mas após uma grande ocupação territorial dos turcos os islâmicos foram expulsos da península ibérica e a o império mulçumano teve seu fim.
    Mas a idade média não é marcada somente por grandes impérios e sociedades, ela também é marcada por estilos de vida e relações com a terra que foram feitos depois da queda de Roma, aí entram o colonato e o feudalismo. Após a queda de Roma os ricos que conseguiram fugir se refugiavam em fortalezas e ofereciam terra e abrigo a quem procurasse, porém essa pessoa que vivesse lá teria que produzir algo na terra que lhe foi dada e parte disso seria dado ao dono das terras, assim funcionava o colonato, um modelo primordial do feudalismo que seria praticado posteriormente por toda a Europa.
    O feudalismo tinha os mesmos princípios do colonato, porém ele estava organizado numa ordem de importância da seguinte forma: clero, nobreza, camponeses. Além disso as terras eram divididas por vários muros que eram construídos conforme a civilização crescia, essas formas de vida se baseavam basicamente na escravidão, porém nesse caso o escravo (camponês) recebia um lote de terra e alimento.

  17. O vídeo mostra muito bem como foram os tempos medievais, ele fala do primeiro momentos quando começaram a ter as invasões barbaras, ele também mostra como a maioria desses povos era da Germanha ou melhor viram dela, o vídeo também explica sobre Maomé o homem que criou o calendário islâmico no momento que falou que o homem é igual a todos e só um grande de deus chamado Alá, por isso foi perseguido e isso acabou criando o calendário

  18. Depois da queda do império romano, deu-se início ao período medieval
    Os povos responsáveis pela queda eram genericamente chamados de bárbaros, esses eram divididos em três grandes grupos, Germanos, Anglo- Tártaros e Russos.
    As invasões bárbaras ocorreram principalmente devido ao enfraquecimento evidente do império que passara a dar cargos militares aos bárbaros e devido às imensas riquezas que ele possuía
    Com a queda do império deu-se início à Idade Média.
    O Império Bizantino, separado do império Romano sobreviveu até o final da idade média, influenciando fortemente o comércio e a cultura nesse período, na economia unificou uma moeda, na arte influencio na arquitetura e na pintura. Quando ela foi tomada pelos Islâmicos em meados de 1400 deu-se início ao Império Islâmico, os Islamitas eram comandados no principio por Maomé que fundou a base do Islamismo e conquistou as primeiras cidades para sua causa com um exército formados pelas tribos do deserto unificadas. A guerra santa continuou e todo norte do Egito e sul da Europa foram dominados, os costumes dos outros povos foram preservados, mas eram pagos impostos pelos infiéis. Os árabes também são conhecidos por terem construído um enorme patrimônio cultural, desenvolveram a arquitetura, a álgebra, geometria, trigonometria e vários avanços científicos .
    Quando enfraquecido o império caiu para os Turcos.
    Mas antes disso, Os Francos eram parte dos povos Bárbaros Germanos, depois da queda de Roma eles constituíram um grande reino que compreendia grande parte da Gália, o seu segundo período compreendido com Carolíngio, seu primeiro rei foi Pepino o breve que depôs os reis inadimplentes que deixavam que os prefeitos governassem, o seu apogeu se deu durante o governo de Carlos Magno e decaiu duas gerações depois, a partir daí os territórios foram divididos entre os três filhos do rei, O germânico, O calvo e Lotário, nesse período temos o início do colonato, esse sistema político-econômico deu início ao Feudalismo que perdurou por toda a idade média devido ao medo dos invasores e da escassez fora das cidades.

  19. O vídeo é muito interessante e explica detalhadamente o assunto que estamos vendo em história. Mostra primeiramente a origem da Idade Média, a relação dos povos bárbaros com os romanos e os períodos que dividem esse tempo, da Alta Idade Média até a Baixa Idade Média. Mas o que chamou mais a minha atenção, foi a parte das cruzadas, com o objetivo de conquistar a terra santa, chamada de Jerusalém. Organizadas pela igreja católica que naquele tempo tinha muita força e influencia na sociedade, juntavam várias pessoas, dizendo que quem participasse estaria livre de todos os pecados. Mas as cruzadas não tiveram muito sucesso e o resultado não era o esperado. Então, para melhorar a situação, conseguiram abrir o Mediterrâneo e começar um novo comércio.

  20. Uma das primeiras informações que captei no vídeo foi o entendimento de como surgiu a Idade Média. A razão de seu surgimento foi a queda do Império Romano, que perdeu seu poder ao travar milhares de INSANAS batalhas com povos Bárbaros por poder e território (assim denominados pelos próprios Romanos).
    Como o exército Romano estava enfraquecido (graças ao grande “migração” ao cristianismo e a recusa dos romanos a se converterem), os povos bárbaros (em especial os germânicos), todos aqueles que viviam fora das fronteiras de Roma e não falavam latim, resolveram atacar, já que estavam sendo expulsos de seu território pelos outros bárbaros.
    Mas esse não era o único motivo. Existem algumas outras especulações, como a percepção do enfraquecimento de Roma e o desejo de conquistá-la, assim como o desejo por terras boas para o cultivo.
    Algo que percebi NÃO estar no vídeo seriam as diferentes idéias de como a Idade Média. No vídeo, o narrador afirma que a idade Média surgiu com o fim do Império Romano, mas temos outras idéias da concepção desse momento temporal.
    Temos, primeiro, a idéia de que a Idade Média começou quando Roma se converteu ao cristianismo.
    Depois, em segundo, temos a idéia de que a Idade Antiga virou a Média quando o último imperador romano deixou seu posto.

  21. percebemos que o vídeo fala um pouco sobre os ataques dos povos bárbaros , que eram povos que viviam fora da fronteira do império romano , e não falam latim. Os bárbaros tomaram o império romano e com isso surgiu o inicio a idade média,mas eles só atacavam o império romano, pois conheciam a riqueza e a fragilidade do império e tinham necessidade de novas terras.
    O vídeo também fala sobre o império bizantino que foi um dos mais ricos de toda a história . No vídeo também é retratado um pouco sobre o feudalismo , que se caracterizou pela saída dos romanos da cidade para os campos e dentro do feudalismo existiu três classes sociais : o clero,os nobres e os servos. Esse povo produzia para o próprio sustento e o seu comercio era a base de troca.

  22. Eu gostei do vídeo pois ele explica bem detalhadamente como aconteceu a Idade Média. Duas partes que eu gostei muito foram as que falavam das Cruzadas, que eram expedições comandadas pela Igreja, com o pretexto de recuperar Jerusalém e reunificar o mundo para os cristãos.A outra foi a parte que falava sobre os Bárbaros; Os Romanos achavam Bárbaros, todos aqueles que não falavam latim e estavam fora dos limites Romanos, como se eles fossem os únicos importantes, mas no final, os bárbaros foram espertos o bastante para perceber as falhas do exército Romano e atacaram quando o Império estava prestes a cair, assim derrotando e derrubando Roma totalmente.

  23. No início do vídeo é forte, diz que: todo mito são os espíritos de seus príncipes, não retratando muito bem o lado da idade média, logo após a vinheta quando os bárbaros derrubaram o império romano inicializando os tempos medievais.
    Os bárbaros eram os povos que atacavam geralmente o império romano e alguns causavam invasões.
    E… enquanto o império romano do Oriente caia.. nascia o mais novo imperador, que relatizou a cidade de Fizarco.

  24. Eu notei que no vídeo estava explicando que, para os romanos aqueles que ficavam fora de seu império eram considerados bárbaros, mas também haviam alguns deles que viviam sobre as terras do império, então foi ai que os povos bárbaros notaram a fragilidade de Roma naquele momento, então eles foram mais espertos que os romanos e estavam lá somente esperando o momento certo para qualquer descuido do império para depois derruba-lo.

  25. Eu achei o vídeo muito interessante, por dois grandes pontos:
    Primeiro foi que diferentemente do outro vídeo(Francos) ele mostra o lado de todos na formação da idade média primeiro mostrando a queda do império romano a partir das invasões barbaras e do não alistamento de todos os homens no exército romano. Depois ele mostra o lado do império bizantino que foi formado por Maomé o criador da religião muçulmana e depois mostra a queda desse império e a formação do império otomano.
    O segundo ponto foi que além disso o vídeo ainda mostrou o a época mais importante da idade média (na minha opinião) que foi a formação do sistema político denominado feudalismo que consistia em o nobre dar uma terra para o vassalo e este dar 50% do que produzisse para o nobre e ser fiel a ele. E as cruzadas que foram as tentativas dos cristãos de recuperarem a terra santa (Jerusalém)

  26. O vídeo é interesante pois mostra a perpicácia dos povos Barbáros, percebendo a fragilidade do Império Romano, e aproveitaram-se disso para invadir e saquear Roma e conseguir suas riquezas, mal sabiam os barbáros que com a queda do Império Romano eles teriam “criado” uma nova era, conhecida hoje como Idade Média. O vídeo também mostra a ascenção de Constatinopla que virou a grande cidade presente no império Bizantino, sendo poderosa principalmente em termos comerciais.

  27. Os romanos são tão egocêntricos, que consideram qualquer um fora do império um bárbaro, como se apenas eles fossem de real importância, mas que no final, os bárbaros foram inteligentes e notaram quando o Império estava prestes a cair, e atacaram e derrotaram o império, principalmente porque Roma subestimou seu adversário.
    Teve um imperador chamado Constantino que fundou uma cidade em um ponto bem estratégico, pode se dizer, que tinha o nome de Costantinopoles, e atualmente seu nome é Instambul, era a referência sobre comércio e exército pelo mundo, havia uma leia que protegia seus servos, já que eles constituem a mão de obra nessa época, mas com a derrota de seu imperador, esse reino caiu.
    E o interessante é sobre o império islâmico que foi a base do desenvolvimento da algebra e da geometria, e outro fato era sobre as cruzadas (expedições guiadas por nobres cristãos com intenção de tomar posse de jerusalém e expandir o território do cristianismo) muito espetacular essa visão de tudo o que acontecia antes!

  28. Eu achei o video interessante pelo fato dele explicar bem o processo do inicio da Idade Media e a explicação do Império Islâmico. Eles também explicam quem são os bárbaros, que foram todos aqueles que adentraram o Império Romano e não falavam latim e também criaram estratégias para atingir Roma em seu momento de fraqueza. E os barbaros Francos foram os que mais dominaram o Império Romano, e depois de muitas tentativas estabeleceram um acordo ficando com uma parte de seu território e depois tentaram conquistar o resto.
    Há também a explicação das cruzadas, que foram expedições guiadas por cristãos com a intenção de tomar Jerusalém e expandir territórios. O feudalismo surgiu na Idade Média e teve em sua base o colonato, que foi uma relação estabelecida entre o servo e o senhor naquela época e o código visigótico, que foi a relação de “respeito” entre o senhor e o rei.

  29. O vídeo e interessante pois fala como a idade média se inicio com a queda do império romano para os povos bárbaros que invadiram e tomaram as terras de roma iniciando uma serie de guerras e conflitos na Europa e nesse tempo da idade média e dividido em três períodos a alta e a baixa idade média e a central.
    O vídeo fala um pouco sobre Constantinopla pois comprava produtos da Ásia e vendia para a Europa e vice e versa e como ela se tornou um importante ponto comercial no mundo e falou que ela era a capital do império bizantino que foi um grande império que tomou muitas terras da Europa e tinha uma igualdade social grande.
    Fala um pouco também sobre o feudalismo sua camada social e seus sistemas como o colonato.
    Fala também sobre o império islâmico que foi um povo muito poderoso como os bizantinos e marcaram o mundo com seus conhecimentos e dominaram um grande território.

  30. achei o video muito interessante pois traz muita informação e é uma otima fonte de estudo de historia, pois trata de diversos temas importantes como: os povos barbaros (francos, anglos, saxões, godos, vandalos, vikings, russos, tchecos, poloneses, hunos, turcos e outros) e sua convivência com o Império Romano, trata da divisão da Idade Média em alta Idade Média, Idade Média central e baixa Idade Media, do rei justiniano de constate nopla, fala tambem do fundador do islanismo conciderado pelos mulçumanos um profeta (Maomé), o video tambem mostra que os arabes nos deixaram sua arquitetura (que se destacou na construção de mesquitas e palacios), algumas obras literarias de valor, a algebra, a geometria e muitas outras coisas tambem, para terminar o video tambem explica o que é o feudalismo e o colonato

  31. Primeiro de tudo é preciso entender que a queda do Império Romano foi um marco na história, tanto que o periodo conhecido como Idade Média começou dele.
    Quando falamos de Idade Média não podemos falar apenas de um povo, um deles foram os Árabes (ou Islâmicos). A religião seguida por esses povos era a Mulçumana, essa religião tinha sido criada por Maomé que anos depois, deu início a guerra santa. Esse povo se expandiu muito chegando a oculpar parte da Ásia, da Europa e da África.
    A cultura Árabe foi marcada pelas suas construções, artes e estudos em ciências e matemática, como a de mesquitas, palácios (algumas foram bem conservadas como um palácio em Granada, Espanha), livros (mil e uma noites) e matérias diversas.
    Os Turcos foram um povo muito importante também na Idade Média, foram eles que deram o fim no império Islâmico.
    Quando falamos desse período, não podemos deixar de falar sobre os Francos. Eles ocupavam a Gália(onde atualmente se encontra a França), apesar de terem conquistado territórios onde se encontram hoje a França e a Alemanha.

  32. O vídeo explica desde a alta idade média até a baixa idade média, citando seus acontecimentos mais importantes e os povos que contribuíram para o início desse período.
    Em 476, com a queda do império romano, tomado pelos germanos, tem início a idade média, que é dividida em três fases: a alta idade média (séculos V-X), a idade média central (séculos X-XIII) e a baixa Idade Média (séculos XIV-XV).
    Os povos bárbaros eram todos aqueles que viviam fora das fronteiras do Império Romano e não falavam o latim, dentre eles os germanos, que incluíam os francos, saxões, anglos, godos, vândalos e vikings; os eslavos (russos, tchecos e poloneses) e os tortoro-mongois (onde os mais conhecidos eram os hunos e turcos).
    Durante a idade média central, com forte influência da igreja católica, surgiram as cruzadas. As cruzadas foram peregrinações armadas para tomar Jerusalém dos turcos, porém não tiveram sucesso, apenas conseguiram reabrir o Mediterrâneo e recomeçar o comércio nas cidades.

  33. Achei muito bom o vídeo pois ele explica realmente como se iniciou a Idade Média, falando de vários povos que contribuíram para existência dessa era como os povos Bárbaros em geral que por conta de várias guerras causadas por eles acabaram causando o declínio do império romano e foi aí que tudo começou iniciando assim a Idade Média. Outra coisa interessante que eu achei foi falando da invenção da matemática (álgebra, números árabes…) e os povos fundamentais para essa criação foram os islâmicos. O vídeo também explicou sobre o feudalismo que tem como base o código visigotico e o colonato, o vídeo falou também sobre a questão dos povos Francos que ajudaram na “destruição” de Roma mais também mostra como os francos e os romanos souberam se defende e atacar.

  34. O vídeo mostra muito bem como foram os tempos medievais, ele fala do primeiro momentos quando começaram a ter as invasões barbaras, ele também mostra como a maioria desses povos era da Alemanha ou melhor viram dela, o vídeo também explica sobre Maome o homem que criou o calendário islâmico no momento que falou que o homem é igual a todos e só um grande de deus chamado Alá, por isso foi perseguido e isso acabou criando o calendário

  35. Acho que esse vídeo explica muito bem toda a história e ligação da Idade Média e seus fatores.Como Constantinopla e sua posição geográfica que desenvolveu a partir do comercio e conquista,logo se tornando muita rica.Mas caíram diante dos turcos otomanos.Outra coisa que me chamou atenção foi a unificação dos povos árabes a partir do profeta Maomé,formando o império Árabe,mesmo com a sua morte a historia foi passado a partir o aporão. Eles dominaram muitas terras nelas imporam suas culturas,por construções,religião entre outros,alem de deixarem muitas histórias, matemática, química e os números árabes.Mas os turcos venceram e derrubaram o império islâmico.
    Outra coisa que me interessei foi a expansão dos povos germânicos,em especial os Francos.Eles tiveram,foram divididos por dinastias,sendo a primeira a MEROVINDIA,onde logo dominaram toda a Galia. Após a morte dos descendentes oficiais de sua linhagem,outros governantes tentaram conseguir o trono,sendo escolhido Pepino e seu filho,Carlos Magno.
    Com invasões barbaras e a caída de Roma Nobres foram a suas vilas e ai começou o feudalismo,onde ocorria uma troca de favores entre servos e senhores.Foi dividido em três camadas:Nobres,Clero,Plebeus.Mesmo no feudo ainda tinham impostos.

  36. Achei o vídeo muito interessante e bom, uma ótima fonte de estudo. Ele retrata a idade média, falando de todos seus aspectos, do seu inicio ao fim. O vídeo se torna ainda melhor pois explica a importância de cada povo e cada ordem social para esse período. explica como os povos germânicos, principalmente os francos, e os árabes influenciaram naquela época. Os árabes, por exemplo, contribuíram com o desenvolvimento da álgebra e geometria, com seu sistema numérico e ainda com a sua ciência da ótica. O vídeo mostra também como a igreja católica era e como influenciava a sociedade. Foi ela que realizou as cruzadas, em busca de conquistar a terra santa, Jerusalém. Para fazer com que muitas pessoas participassem, deu a desculpa de que quem contribuísse com eles, estaria livre dos pecados. Além desses aspectos, o vídeo ainda mostra como o poder passou a ser concentrado nas mãos dos senhores de terras locais, os senhores feudais, como o feudalismo surgiu e ainda como ele acabou.

  37. Eu achei o vídeo muito interessante,porque ele explica o que aconteceu e como começou a idade média. achei interessante a parte que explicou as cruzadas e falava que eram expedições que foram formadas sob o comando da Igreja, a fim de recuperar Jerusalém e reunificar o mundo cristão,e também no final da idade media tinha tanta gente que fizeram mais cruzadas.

  38. Uma informação nova que achei no vídeo foram as contribuições dos árabes, que são: na arquitetura, obras literárias, álgebra, geometria, trigonometria, ciência da ótica, diversas substância químicas e a divulgação dos números arábico.
    Outra informação nova que eu achei foi que a cruzada seria uma esperança de uma nova vida para as pessoas sem terra e na miséria, e que mesmo sem conseguirem reconquistar a terra santa (Jerusalém), completaram a reabertura do mar mediterrâneo, possibilitando a relação entre o oriente e o ocidente, levando o fim do feudalismo e o inicio de uma era comercial.

  39. No vídeo não falava a diferença entre o feudalismo e o colonato, em que ele é a base do outro sistema, por isso os dois são bem parecidos. Bem a única diferença é que, no colonato, são vários colonos fazendo sua obrigações e trabalhando para vários senhores e no feudalismo são vários camponeses para só um senhor feudal

  40. Quando os germano chegaram na Europa, ele viviam passivamente, mais coma difusão do cristianismo e da tensão social, fizeram com que muitos camponeses se revelassem, assim Roma em muitas ocasiões ela precisava dos bárbaros, um dos fatores que influenciaram os germanos de saírem do seu lugar de origem, foi as invasões dos hunos. No decorrer das décadas, constituiu o império de Bizantino, que tinha como líder o Justiliano, um chefe que criou várias leis rigorosas , que tinha grande influência cultural na Itália e uma moeda que circulava a Europa toda. O império islâmico, constitui da unificação de várias árabes que se localizavam em vários pontos diferentes, mesmo ele indo contra todas as religiões e foi extremamente perseguido, alegando ser perante a Alá. Ele influenciou muita na descoberta de números, por último, que foi o império mais grandioso, o dos francos, onde possui duas dinastias, a da Merovingia com o principal membro foi o Clóvis e a dinastia carolíngia, com o principal rei foi o Carlos Magno, que foi o imperador que se converteu ao cristianismo : Que eram reis indolentes, que ajudavam a governar o palácio e graças ao Carlos Magno, promoveu campanhas militares e assim foi possível constitui a dinastia. Com sua morte a dinastia entrou em decadência, alem de se aderir com o cristianismo, ele conseguiu grande conquistas e repartiu 3 impérios para seus respectivos filhos através do tratado de Bebum. Quando a Europa se fechou do mundo, devido os turcos fechares a passagem do mar mediterrânio, a agricultura prevaleceu como maior fonte de comercio, assim os senhores foram para o campo, para fugirem dos litígios dos bárbaros e insurgiu o feudalismo

  41. Uma questão muito interessante no vídeo é que, as invasões dos hunos na Germânia, forçaram os germanos a desocuparem o lugar, o conhecimento das riquezas e fragilidade do império romano e a necessidade de novas terras para cultivo e criação foram as principais causas das invasões bárbaras, que deram inicio ao feudalismo, outra informação em que eu não tinha conhecimento é que, além de o clero ter muito poder e prestígio, ele também tinha muitas propriedades de terras, por esmola, herança e doações, outra questão é que, a relação de servos e nobres não eram tão amigável como a de suserano e vassalo. Também tinha o tratado de bebum, que depois de o Carlos Magno morrer, o seu império foi dividido em vários, sendo, cada um para um filho, o que acabou dando conflitos. Os feudos produziam só para seu próprio sustento e o comercio a base de trocas. Devido a iminente invasões bárbaras e quando a Europa se fecha, pois os turcos invadiram a passagem do mar mediterrâneo, os senhores vão para o campo em virtude de a agricultura ser a maior fonte de comercio

  42. os povos que habitavam fora dos muros de roma e que não falavam latin, eram considerados, bárbaros, que mais tarde ocuparam as margens do império romano e que deu início ao feudalismo através do sistema chamado de colonato: que era a relação existente do camponês com a terra onde esse ficaria preso a terra até sua morte. Assim esse sistema dividia a terra em 2 partes: as do senhorios e a dos camponeses.

  43. O video mostra o inicio da idade media com a queda do imperio Romano e a conquista de Constantionopla pelos Turcos. Constantinopla foi erguida num ponto onde quem conquista se ficaria com o controle de acesso e econômico da Europa Oriental.
    A idade media foi dividida em 3 partes: alta,central e baixa

  44. Eu achei o video muito interessante pois ele explica detalhadamente o que ocorreu e como se iniciou a idade média.Outro fato interessante foi a explicação da importância do império islâmico, que contribui com o desenvolvimento da álgebra e geometria,a ciência da ótica , e ainda divulgou os números arábicos.Alem disso ainda achei importante a explicação das cruzadas, que eram expedições guiadas por nobres cristãos com intenção de tomar jerusalém e expandir o território da Igreja Cátolica.Ainda achei muito interessante o fato de no final da idade média central a Europa estar com tantos nobres que a Igreja ainda criou mais cruzadas, para distrai-los,pois todo nobre deveria receber terras da Igreja ,e com esta grande quantidade deles ficava dificil distribuir terras para todos eles sem perder grande parte de seu território.

  45. Os povos bárbaros são todos aqueles povos que veneram fora do império romano e falavam latim, esses povos que criaram a idade media com a queda do Império Romano. Esses povos souberam da fragilidade do Império e o destruíram, as consequências dessas invasões foram à queda de Roma e surgimento de diversos estados na Europa.

    Ouve um imperado chamado Constantino que fundou uma cidade em um ponto estratégico chamado Costantinopoles (atual Istambul), essa cidade foi uma das maiores cidades em comercio e em tropas e que tinha os seus servos e escravos protegidos por lei, essa cidade conquistou quase todo o território que já foi do Império Romano, mas com a morte de seu imperador Justiniano, ela caio.
    O Império Islâmico era separado, mas com o Profeta Maomé juntou e criou o islamismo, mas ele foi perseguido por suas ideias, mas ele juntou um grade numero de seguidores e fundou o Islamismo e começou uma guerra santa contra as outras religiões. Ele fundou o Império Árabe e por onde eles dominavam, a arquitetura árabe era implementada. Os árabes deixaram sua arquitetura, a matemática, a ciência, substancias químicas e os números arábicos.

    O Feudalismo surgiu na idade media central e teve sua base o colonato (era a relação entre o senhor e o servo que era o senhor recebia um pequeno lote de terra e dava uma parte da sua produção para o senhor e em troca o senhor lhe dava proteção) e o código visigótico (relação de lealdade entre o senhor e o rei).

    Os povos bárbaros Francos foram os povos bárbaros que mais dominaram o Império Romano (inclusive foram eles que o destruíram), eles já o atacavam há muito tempo, em uma dessas invasões eles fizeram um acordo com Roma (Roma lhes deu uma parte de seu território para que eles parassem de lhe atacar e que eles o ajudassem Roma contra as invasões barbaras), isso funcionou por um tempo, mas depois os Francos acharam esse território pequeno, então eles começaram atacar Roma novamente para expandir seu império. Pelo fato dos Francos viverem em fronteira com Roma, eles adotaram alguns costumes romanos, mas nunca deixaram sua religião pagã. Um dos reis Francos, Chiderico, que pelo fato de seduzir várias mulheres foi expulso dos Francos, mais seu povo o perdoou, ele voltou casado com uma rainha e um filho chamado Clovis. Ele e o rei bárbaro que traio Roma e a dominou em um momento que eles estavam fragilizados, expandi-o o reino dos Francos, dominou vários povos bárbaros, converteu todos os Francos ao cristianismo (durante a batalha de sua vida, sua esposa crista lhe deu antes da batalha uma cruz, e quando eles estava quase morrendo o deus cristão o salvou e ele se converteu).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s