54 comentários sobre “A Vida Examinada – Sócrates

  1. Maravilhoso! Sócrates foi um exemplo de filósofo, mestre e amigo, seus contos eram cheios de vida e seus ensinamentos fundamentais, gostei também do mito da caverna, achei legal a frase em que ele diz que “Uma vida irrefletida não vale apena ser vivida” … Achei muito bom! Sócrates foi um filósofo muito inteligente, e sábio! Foi julgado ateu, por chegar na conclusão de que os Deuses não sabiam de todas as coisas, pois discutiam o certo e o errado!

  2. A parte que mais gostei foi o mito da caverna, e alem disso a relação que isso tem com um dos maiores vícios da atualidade, a televisão, pois as vezes aquela informação transmitida na mesma são informações enganosas que dizem mentiras, omitem coisas, e exageram em outras. Outra coisa que achei bastante interessante foi a visão de Sócrates para ir na rua perguntar para as pessoas a percepção delas na questão da vida e acabar “ampliando” os seus conhecimentos. Uma coisa bastante interessante também na vida desse grande filósofo é uma frase bastante importante nesse mundo: “Tudo que sei é que nada sei”, essa frase nos transmite uma mensagem, pois a pessoa nunca pode saber de tudo porque a cada minuto de sua história ela está aprendendo.
    Outra coisa que eu concordo com Sócrates é a questão de que uma vida irrefletida não vale apena ser vivida, ou seja a vida tem que ser questionada nem que seja só um pouco, por exemplo “Isso é aquilo”, a pessoa tem que questionar por que isso é aquilo, e não ficar com a pergunta presa na garganta.

  3. o vídeo é muito interessante, ele nos faz refletir sobre a nossa vida, gostei muito das partes em que ele nos ajuda a refletir sobre as questões da nossa vida e do nosso tempo; que nós temos diferentes percepções sobre o nosso tempo; que em alguns momentos o nosso tempo é muito e em outros, o nosso mesmo tempo, é pouco, também acredito que a mídia traz muitas ilusões, esconde muitas verdades, somos influenciados, muitas vezes por coisas que não são reais

  4. Brilhante! Realmente brilhante! Sócrates foi um exemplo de filósofo maravilhoso! Não tenho o que falar da sua forma de ensinar, que a voz de todos eram ouvidas e suas opiniões, muito bem retratadas.

    O que achei mais brilhante, foi sua rejeição aos prazeres, tais como: Dinheiro, Juventude e muitas outras coisas podiam prejudicar a humanidade. Sócrates conquistou a mente de várias pessoas sendo humilde, e ensinou a trilhar um caminho pensativo, admiro muito esse filósofo e acredito em suas colocações.

    Artur Paiva, 7°B

  5. Video muito interessante, completo, complexo! Gostei muito do mito da caverna em que os prisioneiros viviam em um mundo de sombras. E como foi dito, esse mito também serve para nos hoje em dia, na televisão, porque realmente manipulam muita coisa, as vezes exageram em algumas, e outras vezes omitem algumas coisas! Achei muito interessante o fato de Sócrates sair pelas ruas fazendo perguntas sobre o cotidiano e a vida das pessoas para saber a visão que elas tinham sobre a vida, e “aprofundar” seus conhecimentos. Platão, seu aluno, que também foi um grande filósofo, anotava tudo que era dito por Sócrates. Eu concordo muito com um pensamento de sócrates: ” A vida irrefletida não vale a pena ser vivida” a vida tem que ser questionada, e refletida, para você saber o que é o “bom” e o “mau” e assim ter uma vida virtuosa! Ele foi acusado de ser ateu, pois chegou a uma conclusão de que os deuses não podem saber de tudo, pois alguns deuses discordam de outros, sobre o que é certo e verdadeiro, então as vezes alguns deuses podem pensar errado. Ganhei meus pontinhos?

  6. Video muito interessante, completo, complexo! Gostei muito do mito da caverna em que os prisioneiros viviam em um mundo de sombras, mas , como os prisioneiros. E como foi dito, esse mito também serve para nos hoje em dia, na televisão, porque realmente manipulam muita coisa, as vezes exageram em algumas, e outras vezes omitem algumas coisas! Achei muito interessante o fato de Sócrates sair pelas ruas fazendo perguntando sobre o cotidiano e a vida das pessoas para saber a visão que elas tinham sobre a vida, e “aprofundar seus conhecimentos. Platão, seu aluno, que também foi um grande filosofo, anotava tudo que era dito por Sócrates. Eu concordo muito com um pensamento de sócrates: ” A vida irrefletida não vale a pena ser vivida” a vida tem que ser questionada, e refletida, para você saber o que é o “bom” e o “mau” e assim ter uma vida virtuosa! Ele foi acusado de ser ateu, pois chegou a uma conclusão de que os deuses não podem saber de tudo, pois alguns deuses discordam de outros, sobre o que é certo e verdadeiro, então as vezes alguns deuses podem pensar errado. Ganhei meus pontinhos?

  7. Adorei o vídeo, ele fala sobre vários acontecimentos importantes para a filosofia como a criação do mito da caverna de plat~ao que mostra que fomos isolados do mundo real começamos a pensar e ver o mundo de uma só maneira mas se fomos apresentados a ele ficaríamos surpresos,assustados e totalmente com visão tonta masa nos acostumaremos com e podemos admirar o mundo real como ele `e e sempre sera, e ele fala também sobre Sócrates, o grande filosofo grego e sua maneira de questionar e responde as coisas, na minha opinião Sócrates foi um otimo filosofo assim como outros filosofos que fizeram a gente pensar e ver o mundo de uma maneira diferente.

  8. Sócrates foi um poderoso pensador, ele se preocupava em explicar como vivemos. Sócrates também adorava se relacionar com gente, andava por ai fazendo perguntas para as pessoas sobre o cotidiano, para saber se elas realmente entendiam as coisas que diziam entender. Quem fazia as anotações sobre Sócrates e o que ele perguntava era seu aluno Platão, que também foi um grande pensador. Ele foi acusado de ateísmo, sabotar a fé nos deuses tradicionais e de corromper a juventude de Atenas.
    Sócrates era sábio, mas sabia que não era sábio, por isso era sábio, pois não se achava sábio.
    Esse vídeo mostra as várias opiniões sobre o que é a filosofia e como Sócrates influenciou nela.

  9. O vídeo e muito bom, adorei a parte do mito da caverna principalmente como ele me fez refleti sobre o que é real e o que e falso, as imagens projetadas na parede são uma TV gigante e frente ao mundo, os homens são o quase o mundo inteiro e resto dos homens são aqueles que se libertaram da caverna (viram o outro lado do mundo), de uma vida realmente real. Quando o quase mundo inteiro ouve aquele pequeno monte de gente que fugiram da TV, eles in vez de refletir ignoro-los ou tentam destruí-los pois já estão acomodados com a mentira que não querem viver a realidade.

  10. Gostei muito do vídeo!!! O que mais achei interessante! foi como Sócrates ensinava seus alunos, ele fazia a um deles uma pergunta e escutava oque eles achava sobre aquilo e depois dizia oque ele achava sobre aquilo para que o aluno refletisse, para adquirir sua próprio opinião.

  11. O vídeo fala muito bem da ideia da caverna, mostra como o homen era preso e não queria sair por conta do sol. Esse mito se baseia na vida real para mostrar que o homen não quer enfrenter a realidade das coisas, o que o mais assusta, e sim fugir delas para não enfrentar as consequencias.

  12. Achei o vídeo muito interessante pois nos deixa confusos sobre uma questão que nós pensávamos ter certeza da resposta: O que nós vemos são sombras, isto é, uma falsa realidade?
    Ele retrata uma situação como exemplo, sobre três homens aprisionados numa caverna… Eles acreditam que as sombras projetadas na parede refletem a vida real das pessoas no mundo exterior, mas não conseguem enxergar a verdadeira vida fora das cavernas porque ficam ofuscados pela luz.
    O vídeo compara a caverna com a televisão, que nem sempre reflete a realidade.

  13. Eu achei o vídeo muito interessante. A parte que eu mais gostei foi a do mito da caverna, que mostra que, por exemplo, um jornal mostra entre várias notícias só o que ele quer mostrar e ainda faz os ajustes necessários para ficar do jeito que eles querem, assim não revelando toda a verdade. Como no mito da caverna, nós só vemos as sombras e não a verdade.

  14. Achei muito interessante o conto da caverna, feito por Platão, que os prisioneiros dentro dela estão na escuridão, com apenas um fogo atrás deles. Com esse fogo, eles conseguem ver sombras, que causam acontecimentos verdadeiros, acreditando nelas, assim criando ilusões. E o mais impressionante é que nós, a população contemporânea, somos do mesmo jeito, só que em vez das sombras temos a TV. Então a comparação entre a caverna e a TV é que vemos coisas que nem sempre são verdadeiros e reais, muitas vezes mostram farsas, como telejornais. Do mesmo jeito com os prisioneiros, que quando vêem o sol, conseguem perceber que as sombras são ilusões.

  15. Acho que no vídeo uma coisa que devemos realmente pensar é sobre o mito da caverna escrita por Sócrates, pois muitas vezes pensamos que a realidade é como sombras projetadas em um parede, mas chega um dia que você tem que “cair na real” e pensar se aquilo é mesmo a realidade. Refleti um pouco e pude fazer relações entre algumas coisas do mito, com uma teoria e coisas de hoje em dia.
    -Correntes: pode-se dizer que é a mídia;
    -Sombras projetadas na parede: a televisão e muitas de suas coisas que não são verdade;
    – Uma coisa que percebi é que no final do mito, quando o homem que viu a realidade volta e tenta convençer que as sombras são mentiras e a realidade está lá fora, os homens o desprezam. Isso pode ser relacionado com uma das teorias de Górgias: “se a verdade fosse descoberta não poderia ser transmitida”.

  16. O que mais me chamou atenção foi o modo de ensinamento de Sócrates, ele deixava o aluno mostrar sua opinião, o deixava dizer oque ele achava a respeito do assunto, depois ele dava um argumento para rebater a opinião do aluno e o mostrava oque ele considerava certo

  17. Muito bom o vídeo! É bem interessante ver, que quando um dos homens saiu da caverna, ele viu a luz do dia, e teve toda sua visão ofuscada! E gostei muito da parte em que diz que as sombras da caverna podem ser comparadas como se fosse uma televisão! Ótimo vídeo!

  18. Uma coisa que me chamou atenção no vídeo foi a comparação das sombras no mito da caverna e da televisão. Os dois fazem seus espectadores acreditarem em uma realidade fictícia, irreal. A televisão faz as pessoas acreditarem somente em um ponto de vista e como a ignorância domina hoje em dia as pessoas costumam não refletir, duvidar ou se quer procurar mais informações para conhecer outros pontos de vista, “uma vida não examinada não vale ser vivida”. Na caverna os prisioneiros não vêem outra coisa além das sombras, aquilo é a realidade deles, então, eles estão em um escuro de informações, o mesmo escuro que se encontra a humanidade hoje devido a ignorância.

  19. A parte do vídeo que eu mais gostei é a que conta o mito da caverna, pois nela foi exposta uma verdade que não pode ser discutida, quando encontramos algo diferente ( melhor ) do que conhecíamos antes parecemos não querer aceitar nosso antigo modo de vida.. E foi mais ou menos isso que aconteceu com o homem que se libertou da caverna..

  20. gostei muito do video principalmente da parte onde falam sobre o mito da caverna escrito por Platão aprendiz de Sócrates mostrando assim que nos somos muito influenciados pelas coisas que vemos e nao pela realidade

  21. José Ibiapina

    Eu achei o vídeo super interessante, principalmente sobre o que dizem a respeito ao mito da caverna que faz relação com a televisão, naquilo que assistimos, no qual nem sempre é verdadeiro e real. O que faz o homem em determinadas situações não enxergar a realidade do mundo.

  22. Florêncio,

    Ótimas reflexões. O pensar e o agir!!! Fica a indagação para a justificativa da existência !!!!

    Abços

    Coruja Sapiens

  23. Bia,
    Quem disse que pensar criticamente era tarefa fácil e imediata !??? rs rs Demoramos nos acostumar com a LUZ a iluminar nossa ignorância !!!!!

    VALEU

    Abços

    Coruja Sapiens

  24. Arthur,
    Será possível estabelecer uma relação entre o Mito da Caverna e o consunisno hoje?

    Abços

    Coruja Sapiens

  25. Ótima relação Alice, o recorte da realidade produzido pela mídia merece nossa criticidade. Parabéns pela contribuição!

    Abços
    Coruja Sapiens

  26. A parte que achei mais interessante e “verdadeira” do documentário foi quando contaram o mito da caverna em que os prisioneiros viviam em um mundo de sombras, mas , para mim, nós mesmos vivemos em um mundo de sombras. Dando como exemplo a televisão; vemos morte e corrupção e achamos que aquela é a verdade , mas não é total, é a sombra , ou seja, a verdade da televisão. As emissoras manipulam nossas visões do mundo para que não saibamos a verdade. É como viver vendo sombras do fogo e garantindo que a quilo é a vida real, como os prisioneiros.

  27. Eu vi uma informação nova dizendo, que o papel do filosofo politico da era contemporânea era acima de tudo tentar identificar ou extrair suposições impensadas da nossa vida pública. Os debates e seguimentos sobre negócios públicos, vão submeter a essas suposições a relação critica.

  28. Adorei o video, principalmente as citações do mito da caverna, principalmente a parte em que ele fala que os prisioneiros agora estão soltos, mas em vez deles irem para a luz eles ficam na caverna que é conhecida por eles. Também pois as sombras eram a realidade para eles e estavam satisfeitos só de saber disso.

  29. video é muito bom retrata muito bem o mito da caverna escrito por Platão aprendiz de Sócrates ,ele também explica muito bem as ideias de socrates ele tamvém fala como a tv pode ser um exemplo de caverna

  30. Eu gostei muito desse vídeo e o achei muito interessante. As duas coisas mais importantes nele são que várias pessoas falam o que é a filosofia outro ponto muito interessante foi quando um deles citou que a filosofia questiona problemas que para a ciência estão ainda muito confusos. Outra coisa que gostei muito foi o mito da caverna pois como a entrevistada comentou que na modernidade esse mito se aplica a televisão porque a maioria do que vemos na televisão é ilusório.

  31. Bom mostra a teoria de Sócrates( professor de Platão) da nossa sociedade,ele compara a gente com pessoas da caverna acorrentadas e que estavam perto da solução( o fogo), mas não podem fazer nada, como hoje em dia somos monitorados pelo governo e até o que a gente sabe através do jornal e outras fontes é selecionado pelo governo para sabermos o que eles querem que a gente saiba, Platão chama de dóxa.

  32. Sócrates era bem interessante pois ele conversava e discutia com qualquer pessoa sobre assuntos do cotidiano. Segundo ele, “Uma vida não examinada não vale ser vivida”, por isso ele conversava com as pessoas sempre que podia. Outro aspecto de Sócrates que o deixa bem interessante é o seu modo de ensino. Ele sempre deixa seu aluno mostrar sua opinião, o modo que ele ver um assunto. Depois ele rebatia essa opinião e mostrava o que pra ele, estava correto. Assim, ele sempre conhecia a visão de várias pessoas e às vezes, aprendia.

  33. A parte que eu mais gostei foi como o uma pessoa do mito da caverna teve a mentalidade de descobrir o que havia além daquele mundo de sombras e então explorou até achar um novo mundo.
    E então com a descoberta ele foi avisar aos seus com companheiros só que eles não conseguiram aceitar essa nova ideia e também achava que estragava a visão e de tanto convencer ele foi morto pelos amigos.
    Logo depois os seus companheiros descobriram que o amigo falava a verdade sobre o novo mundo e eles deixaram o mundo de ilusões para trás.

  34. O que achei interessante no vídeo é a comparação feita por Platão, aluno de Sócrates. Essa comparação faz a pessoa perceber o que acontece na vida, por exemplo, quando o prisioneiro vai sair da caverna, onde só via coisas imaginarias (sobras…), fica incomodado com a luz e não consegue ver o que acontece no mundo fora da caverna, não ver o que é real. “Isso apenas quer demostrar que não é fácil nem imediato que vemos o mundo real, que vemos o que é real”.

  35. a parte que eu dei mais importância foi quando os pesquisadores, filósofos, identificaram a importância nos dias de hoje e na antiguidade da filosofia no que se envolvia e o que você a interpretava dela,falando como as conheceu e qual os vários significados a qual se relacionava (matérias incluídas).Sócrates relacionava a filosofia no seu modo de vida,mas tambem nao poderia restringir-se a só a ética,ou seja a filosofia è a junção de como viver e raciocinar.isso foi algo que eu entendi,uma pergunta que talvez algum dia com a filosofia seria respondida:qual o lugar e a função humana no universo?

  36. achei muito interessante a sofisma de Platão e de Sócrates pois eles perceberam que quando uma pessoa ficasse muito fora da realidade (dentro da caverna como é citado no vídeo) ela se acostumaria com as sombras das paredes e aquela era a realidade deles mas logo que saíssem da caverna tudo oque não é ilusão no mundo real seria ilusão de acordo com eles. Como Platão falou não é de uma hora para a outra que eles vão se recuperar levara algum tempo

  37. o vídeo é muito bom , pois podemos questionar o mundo , e que a vida não vale a pena ser vivida se não for refletida.
    a parte que mais chamou minha atenção foi que nada esta pronto e nunca estará
    obs: anule o comentário anterior considere o segundo

  38. O que se significa ”uma vida examinada não pode ser vivida”?
    resposta: O que ele quis dizer que, as vezes a pessoa não pensa no que faz, o que pode fazer para que sua vida melhorar ; Uma vida que o que fazemos não prestamos atenção, só que aquela vida pode ser vivida pois a pessoa pode não ligar para o que faz mas o que ela faz ela esta vivendo.

  39. E tambem qual seria nossa reação se nós descobrisemos essa farsa.(Como no exemplo do mito da caverna)

  40. A parte do video que mais me chamou atenção, foi quando Sócrates descreveu como a vida pode ser enganosa e nos manipular.

  41. Achei o video interessante. O principal ensinamento que ele traz é que não devemos acreditar em tudo que os outros dizem, temos que saber pensar por nois mesmos. Algo que me chamou a atenção no video quando uma entrevistada faz uma comparação da televisão com as imagens da caverna do mito da caverna, ela afirma que do mesmo jeito que os prisioneiros do mito acham que as imagens na caverna são reais nos acreditamos em muitas coisas que vemos na televisão

  42. Gostei bastante da parte em que ela diz: que a caverna é como a televisão nem sempre mostra as coisas como elas realmente são !
    Pois nem tudo que vemos e assistimos na televisão é real e é verdadeiro.
    Também a parte em que ele diz: E o que ele acharia se uma pessoa lhe dissesse que tudo que ele viu antes é uma ilusão e que agora ele estava mais perto da realidade e que agora sua visão estava mais clara!
    Pois ele sabia agora da realidade e que tudo que ele viu antes era ilusão, ou seja, era falso e não existia.

  43. O vídeo me chamou muita atenção mais teve uma parte que mais me impressionou foi a parte em que ela comenta que as sombras vistas na caverna pode ser comparada com uma televisão , pois não tem nada de errado em assistir, mas será errado se você achar que a televisão mostra as coisas como realmente são e é disso que se trata a caverna pois as pessoas que ficam de frente para a parede e veem as sombras pensam que as sombras são como realmente aparentam.

  44. Uma Informação que eu achei interessante foi que as pessoas acabam convivendo com uma verdade, que eram as sombras, e quando um dos homens saiu da caverna, ele se deparou com a luz. Ele teve seu olhar ofuscado.
    É o pessoal que recebe uma informação falsa a vida inteira, e quando ouve a realidade, não a aceita e volta para o seu pensamento antigo, irreal.

  45. No mito da caverna, os prisioneiros enxergam sombras, e acreditam que , o que acontece com as sombras, são acontecimentos verdadeiros , e isso cria uma ilusão, cria uma ignorância. Como na televisão e telejornais, aquilo que nos vemos, e uma realidade que nos queremos ver, e uma realidade incompleta.

  46. Sócrates afirmava que dinheiro, juventude, formas de comunicação e armas de destruição em massa só trazem o mal à humanidade, e, realmente estava certo. O mito da caverna que foi mostrado no documentário está cheia de mensagens, como as correntes: simboliza que você está preso a uma “verdade”. As sombras na parede: simbolizam a verdade na concepção deles. Um prisioneiro é liberto, mas quando tenta sair, a luz ofusca seus olhos, o deixando quase cego. A luz significa com mundo real, não aquele mundo que antes era visto por eles, o mundo das fantasias, como um de um bebê. O homem se adapta a aquela claridade, mas é levado para dentro da caverna novamente, ele não vê mais nada, só vultos, os outros ao seu redor percebem o que está acontecendo com ele, logo pensam: “Ele saiu daqui e foi a luz, luz fez isso com ele, a luz acabou com a vida dele.” E ele praticamente ficou excluído da sociedade, mas quem sai perdendo são os outros,pois não sabem que a sua vida toda foi uma mentira. A filosofia se dá origem quando uma pergunta é feita, ela estuda a tal pergunta, palavra por palavra, como: “O que é infinito?”. O filósofo estudaria o assunto até concluir que tem a resposta certa.

  47. O que mais me interessou foi a informação que Sócrates era uma pessoa mundana, ou seja ia conversando com as pessoas que pessoas que passavam na rua fazendo perguntas para essas pessoas, diferente dos sofistas que vendiam deus ensinamentos para a elite grega.

  48. O vídeo fala sobre como o que não é verdade facilmente é visto por qualquer um, e com a percepção de Platão isto é visto com um prisioneiro olhando para a parede de uma caverna vendo as sombras que o fazem pensar que aquilo é real, e ao ser alertado que aquilo não é real, ele é levado para fora da caverna e para se acostumar, e para isso, o processo é longo. Hoje isso pode ser visto, se uma pessoa disser que aquilo não é real, a pessoa para se acostumar ao que é real, demora muito.

  49. A respeito de conteúdo novo, vemos logo no começo o conto da caverna criada e analisada por platão, o que apresentou uma nova visão bastante interessante sobre a nossa própria compreensão do universo

Deixe um comentário